28 de fevereiro de 2009

Mais uma sessão de Rádioterapia...



Na sexta-feira tudo correu bem, lá fui com a D. Amália (a Sra. da cadeira de rodas) e uma outra Sra, que trabalha nos bombeiros, que ia para o hospital de S. José.


Foi uma viagem calma e tranquila. Eu apesar de tudo estava bem disposta, alias facto notado pela D. Ana, funcionária dos bombeiros. Disse-me que quem olha para mim nem acredita que estou doente. Pois...


Sinceramente já nem sei se isso é bom ou mau...

À chegada encontrei a enfermeira e falámos um pouco, depois esperei pacientemente pela minha vez. Foi curtinho, o tempo de espera. A D. Amália entrou para a consulta, eu para a sessão de rádio.


Havia um silêncio de cortar à faca na sala de radiação. As técnicas lá me colocaram em posição, apenas trocando palavras entre si. Primeiro a radiação incidiu sobre o pescoço, depois novo ajuste de posição para o local onde antes existia a mama.


Rezei durante toda a sessão da radio, para que o bicho seja totalmente frito ou estorricado, tanto faz. Ao meio dia, estávamos a duas prontas para o regresso. O motorista estava a caminho e quase não esperámos. Devo dizer que este moço (Sr. Afoito) foi impecável. Humano, atencioso e preocupado.

A D. Amália ( a sra. da cadeira de rodas) também estava muito feliz. Ia pela primeira vez chegar a casa pelo inicio da tarde e não de noite, como muitas vezes acontecera. Confessou que durante o mês em que se deslocou ao hospital para fazer radioterapia muita coisa lhe aconteceu. Desde 4 horas em viagem de um lado para o outro dentro de Lisboa, a percorrer outros hospitais onde deixavam e recolhiam doentes, até que ás nóduas negras que tinha nas pernas, pois em semanas anteriores um bombeiro ao deslocá-la para o interior do veículo de transporte arremessou-a contra os braços das cadeiras, onde ela foi embater com as pernas. Fiquei estupefacta. Perguntei se tinha reclamado. Disse-me que não o fizera pois teve receio. Afinal não é só comigo...


Depois do almoço senti um cansaço tão grande, tão grande que fui dormir. Acordei ás 20:00 horas para beber um caldo, pois já me é difícil engolir, muito embora digam lá na radioterapia que não pode ser da rádio, que ainda é muito cedo, a verdade e que engolir é bastante doloroso. Ainda cheguei a colocar a hipótese de ser constipação, pois o nariz esteve entupido e sangrou uma vez, mas agora tenho dúvidas.


Hoje dormi todo o dia, parece que fiquei sem energia, esgotada...


Beijos e orações, queridos seres de luz, obrigado pelas lindas mensagens, testemunhos e experiências. Queira Deus que tudo melhor para todos.

26 comentários:

Brisa disse...

Olá.
Minha amiga fico triste de te saber assim em baixo e compreendo como deve ser difícil e como deves estar cansada. mas olha que eu estou aqui sempre que precisares, por isso não te deixes abater pois a doença não pode tomar conta. o Teu Anjo da Guarda vela por ti, junto com Deus Nosso senhor. Beijinhos

Isa disse...

Lily olá, espero que essa falta de forças seja passageira e que tudo corra pelo melhor. Um beijo grande
Isabel Alegria

Maguie Barreira disse...

Lily

querida amiga é só mais um bocadinho e o bicho será estornicado para sempre, aguenta firme, eu sei que és capaz, toda esa força e coragem ainda não foram embora,continua alutar com garra e sairás vencedora.

Eu ja estou em casa a primeira etapa ja ultrapassei, que venham as outras, cá estarei para superar todas.
Força amiga
beijinhos
..

Zezinha disse...

Amiga fico feliz de desta vez terem corrido melhor as coisinhas.. andas em baixo .. é normal.. tenta é manter essa tua alma linda.. alegre e sempre para cima..porque depois tudo melhora.. sabes que a tristeza não nos deixa seguir em frente.. falo por experiencia própria.. se bem que mtas vezes tb não consigo.. no meu caso não por doença..mas temos sempre que tentar..estar "bem"..para nós e os que nos rodeiam..
Espero que assim continuem as coisas.. porque seo que é meio caminho andado para estares mais bem disposts e por consequencia melhor..
Beijos cheios de Energia Positiva e mta mta energia..

HelenaB disse...

Olá Liliana...Ainda bem que te encontras melhor,moralmente e estares mais contente com os transportes mas,vai contando que podem novamente acontecer mas,nao te deixes ir abaixo Linda,está bem?
Olha,será coincidencia mas,ja te contei das Senhoras que eu vi com tosse quando vinham da radioterapia e,uma delas estava a começar..!Fui eu que lhe disse para pedir algo á enfermeira pois,achava que ela se via aflita para comer e dormir com aquela tosse!
Tudo pode estar relacionado com a radio...Tarde ou cedo que isto aparece pois somos nós que sofremos...tens que te prevenir,nao deixes isso avançar Liliana,cuida de ti.
Força e muita LUZ para que chegues ao fim desse ciclo...Só mais um bocadinho...Beijinhos.Helena

Anónimo disse...

Olá!
Espero que já estejas recomposta deste último tratamento, de modo a enfrentares o bicharoco de caras e limpares "o sebo" de vez a esse maldito.
O caminho já tu sabias ser tortuoso, mas tu és a maior alpinista do planeta e vais chegar ao topo dessa montanha, e erguer bem alto a bandeira da vitória.
Tem muita coragem, linda.
Nunca aches que não vais conseguir Vencer, porque tu vais sair VITORIOSA.
Beijos para ti e um xi coração muito apertadinho e uma beijoca também para o teu Puma.

Maria de Lourdes disse...

Olá Lily
É caso para andares cansada
mas desanimada agora não amiga, não fraquejes agora, no fim de tanto que já sofrestes, perder a coragem não.
Desejo-te muita força, muita Paz,muita serenidade,para chegares ao fim e dizeres: Sofri, mas agora vou aproveitar a vida e vou ser feliz, junto de todos os que me são queridos: beijinhos

Gigi disse...

Liliana, quero que saibas que estou contigo.

tens de ter força e paciência e nunca deixes de reclamar os teus direitos.

beijinhos.

Anónimo disse...

*****

Estes tratamentos são danadinhos, mas não tens alternativa...
Segue em frente e vai resmungando. É bom que o consigas, não te cales.

Beijinhos,
laura

mari-lou disse...

Amiga, ralha barafusta, mas vai em frente, não pences nunca em vacilar sequer... esse terrorista tem de ser derrotado! rebebe muitos beijinhos e força linda.

Lisa disse...

Amiga,

Melhores dias virão, vais ver.
Lá chegará o dia em que te vais rir, a contar as peripécias dessas tuas viagens de ambulância, para a rádioterapia.

Que esta semana corra melhor que a anterior e que o bicho seja banido por completo.

Muita força guerreira!
Tenho muito orgulho em ti, amiga!

Beijos

Lisa

Lina Querubim disse...

Olá Lily,
fico mais feliz ao ver-te escrever assim:) tem dias menos bons e outros melhores vamos pensar positivo e apartir de agora tudo vaí melhorar ;)descansa bastante para o próxima semana.
Beijinhos e uma boa semana

Bichette disse...

Querida Lily estou de coração contigo e envio montes de energias positivas. Força, tu consegues.
Te desejo uma semana sem muitos sobresaltos e com muito coragem que tu já demontraste ter.
Um abraço muito forte e um grande beijo

Carecaloira disse...

Espero que esta semana tudo te corra bem. Pensamento positivo.

Beijoca
Marina

Graça Lopes disse...

Querida Lily
Ultimamente tenho ficado tão incomodada que nem sei o que dizer!
resta-nos refilar e dar a conhecer os podres desta nossa sociedade. Parece que para se relolverem os problemas é necessário ir para a "praça pública" tipo programas da TVI e afins!
Infelizmente esse problema dos transportes e falta de humanidade é muito mais comum do que se pensa. Falei com várias pessoas que passaram por essa experiencia e os relatos são comuns. Não nos podemos calar, temos que gritar e espernear para que os "surdos" passem a ouvir.
Se deu algum resultado protestar, ainda bem. Se for necessário fazemos uma petição e divulgamos pela net. Pela Lily e por todos os que necessitam de mais humanidade e carinho.
Beijinhos grandes e que tudo acabe bem e depressa. Vamos lá estorricar o bicharoco.
Um abraço

Alda disse...

Querida amiga, já tentei algumas vezes telefonar para ti para o fixo e telemóvel, mas não tem sido possível falar contigo! Hoje falámos em ti no ensaio!

Penso muito em ti, e agora com estas situações ainda mais!

Fofinha, tudo vai melhorar, o cansaço deve ser passageiro vais ver...Força, e as tuas melhoras!

Beijinhos para ti, e para o Puma!

May Alek disse...

Olá, Lily.
Nada de desânimo! Você sabe muito que há dias bons e outros nem tão bons. É um dia de cada vez!
Força e paz para você!
Um beijo grande.

Nela disse...

beijinho grande Lily e descansa muito. A radio cansa mesmo.

Cristina J. disse...

Olá Lily,
As deslocações já começam a melhorar, e agora tudo o resto também.

Tanta fazer como na sexta-feira: ir calma e serena, é uma parte importante para que tudo corra melhor.

Bjinhos grandes grandes e que seja menos dolorosa a caminhada.

Mrs. Sea disse...

Minha querida, sei que não é fácil, mas acredito que com a tua força e com a tua persistência vai tudo correr bem! Sabes porque não pareces doente?! Porque tu acreditas e porque esse teu "acreditar" é transmitido no teu olhar... Porque tu comes e isso é o mais importante! Comer para teres sempre mais forças e para teres sempre essa carinha laroca que nos mostras nas fotos que colocas aqui! :)
As pessoas que vão ver o meu mano também dizem o mesmo "que ele não tem cara de quem esteve doente!" :) E, Liliana, isso é muito bom!
Bjins

O Profeta disse...

Mudei os meus mais profundos desejos
Vi reflectida em ti a ternura
Não há derrota no sonho
Não há revolta, apenas brandura

O julgamento dos teus fracassos
É feito numa lagoa sem azul
Um milhafre lança um pio de raiva
Que atinge o branco das casas do sul


Boa semana


Mágico beijo

IsaLenca disse...

Liliana, ainda bem que o transpore desta vez correu bem. Agora toca a descansar para continuares com força e determinação a eliminar o bicho.
Bjs

Lina Querubim disse...

Beijokasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss :)

Andre Moa disse...

Cara Liliana:
Parar é morrer; prosseguir é vencer. Eu vou no segundo cancro: o primeiro no recto, este agora nos pulmões, mas continuo na luta como na primeira hora. Não podemos desanimar. Temos que estar sempre com o espírito de vencedor. Por isso, é bom manter o aspecto de saudável.Coragem para si como para mim. Estamos no mesmo barco, rumo à vitória.
Beijos.
André Moa

mari-lou disse...

É ASSIM MESMO ANDREIA RUMO -À VITÓRIA.

BEIJINHOS ÀS DUAS

Mercedes disse...

Lute por tudo o que você deseja, por tudo o que acreditas, lute por ti própria.
Acredite: Você é a pessoa mais importante da sua vida.
Ame a si própria, como o ser perfeito que és.
Lembra-te, és feita a imagem e semelhança de Deus, assim como todos nós.
Para Amar os outros é preciso em primeiro lugar, gostar de si própria.
Lute e seja feliz.