19 de fevereiro de 2009

Radioterapia



Queridos amigos,


Hoje fiz a primeira sessão de radioterapia. Apresentei-me lá ás 14:40 e como restava a dúvida se iria fazer o segundo TAC ( que me haviam falado na consulta) ou tratamento, perguntei assim que lá cheguei.
Foi-me então esclarecido que iria fazer as marcações e a primeira sessão. Teria sido mais simples terem-me explicado tudo ao telefone, mas enfim...

Estava tudo muito atrasado, por isso tive de esperar cerca de duas horas e meia até me chamarem.

Entrei, vesti a bata (previamente fornecida no dia em que lá fui fazer o TAC) conforme me indicaram, e deixei que me encaminhassem para a sala onde é feita a radiação. Lá tira-se a bata e fica-se em tronco nu.

De seguida, bem mandada, deitei-me na maca do aparelho, encaixando o meu corpo numa estrutura com as formas do corpo ( tipo cadeira de bebés, mas deitada). A cervical ficava demasiado elevada, por isso queixei-me. A primeira vez ignoraram, dizendo que tinha sido assim que tinham sido feitas as marcações do TAC, mas como insisti, lá substituíram a elevação por uma mais baixa.
Fiquei então sozinha na sala com o aparelho a rodopiar por cima de mim. Duas técnicas observavam tudo através de uma câmara de filmar, situada na parede.

Entraram uma ou duas vezes na sala para fazer as tais ditas marcações com uma caneta tipo acetato (podem ver nas fotos os riscos e as cruzes). Referiram que não as posso apagar, pois são os pontos de referência para máquina.
Agora tenho pinturas rupestres e tatuagens - ehehehehe - muito na moda, não acham?
As tatuagens, que consistem em 3 pontinhos tatuados na pele, um no peito de dois nas costelas, já haviam sido feitas no dia do TAC.

O aparelho percorreu o meu corpo e parou várias vezes sobre a cicatriz, sobre as costelas e do lado esquerdo também.

Permaneci mais de 1 hora com os braços esticados para trás da cabeça e em cima de uns estribos, completamente imóvel.

Já me doía o ombro e o braço, que, com a sua fraca mobilidade, estava a matar-me!!
Quando acabou, saí, vesti-me e coloquei bastante creme.

Cheguei a casa às 21 horas, exausta e com a cara inchada e muito vermelha do lado direito (até me custa a fechar o olho direito). Não percebi porquê, não é suposto ter radiação na cara ( na foto da esquerda ainda dá para ver e esta foi tirada 4 horas após a sessão de rádio...), amanhã vou ver se consigo falar com a médica.

Queridos, vou deitar-me, que amanhã tenho de lá estar de manhã, para mais uma sessão.

Beijos e orações


26 comentários:

Anónimo disse...

Querida Liliana, um já está. Já não falta tudo. Vai ser num instante, vais ver. Hoje foi uma hora por ser a primeira vez, não foi? Fala dessa vermelhidão na cara, sim. E usa muito Biafine. Um grande beijo e que amanhã seja rapidinho. És grande :)

Nela disse...

Liliana, o tratamento de radio demora aí, no máximo, uns cinco minutos. A prepararaes a posição e alinharem a máquina com as tatuagens e com as pinturas demora mais cinco. O que aconteceu ontem foi que estiveram a fazer as marcações e isso é que demora.
Não vai ser assim mais.
Não te preocupes com as marcações. Põe creme e toma banho à vontade. Desde que não desapareçam completamente, através dessas eles fazem outra novamente.
A cara vermelha não é da radio, de certeza. Não terás estado "encaixada" nalgum sítio da marquesa? Como foi muito tempo, talvez tenha deixado marca.
Conta como foi hoje, sim?
Beijinho grande
Ah, e não te esqueças do creme. Tu és branquinha de pele, tens que ter bastante cuidado. E não te importes: põe creme em cima das pinturas. Eles fazem outra vez!

Alda disse...

Minha linda,
Tu és uma Mulher muito forte!
Admiro muito a tua coragem e a maneira de lidares com a doença. Força minha querida amiga, vais conseguir superar mais esta fase.
Fala com a médica dessa vermelhidão na cara! Vai dando notícias nem que seja por mail.
Beijinho grande

Mrs. Sea disse...

Admiro-te e sei que vais conseguir! :)
É só mais um bocadinho de paciência! :)
Bjins

Maguie Barreira disse...

Querida Lili

Tanto que eu invejo a tua coragem, eu não tenho toda essa força, ainda mal começou o meu cálvario e ando apavorada.
Dia 25 vou por o harpão ser internada e dia 26 dia do meu aniversario vão-me tirar o maldito.
Estou aterrorizada, mas cada vez que aqui venho, sinto-me pequenina perto da tua coragem, mas saio daqui com um pensamento que tambem vou conseguir.
Obrigado amiga por partilhares estes acontecimentos, porque o teu testemunho de mulher coragem ajuda-me bastante, a ser mais forte.
Que tenhas toda a felicidade do mundo porque com esse teu coração enorme mereces
Muitos beijinhos
Maguie
..

Lina Querubim disse...

Olá Querida Lily, pois a radio deve mudar de pessoa para pessoa a minha era num aparelho como o teu segundo descreves,só que eu ficava menos tempo com os braços para cima o que me fazia doer.Tens que te lavar com sabonete de glicerina mas no local das marcas só deixas a agua correr,não uses desodorizante mas isto elas devem te ter dito as batas nós no IPO vestiamos todos os dias uma dada por eles e tinhamos uma cesta para colocar para lavar após usar.Elas eram umas queridas passei por alguns momentos, datas importantes para mim onde chorava,ria a contar~lhes o que os meus sobrinhos inventavam :) partilhei durante dois meses muita coisa com elas.Quando lá vou se lá estão vou-lhes dar um jinho ihihiihii só houve uma coisa que não sabia que podiamos pôr logo lá o creme eu só o fazia duas horas depois e fiquei com a mama queimada :( só soube no fim.Como temos que não levar creme antes da radio eu julgava que depois de fazer o tratamento era igual e tive que andar a fazer pensos e sofri um cadinho :) por isso perguntei tudo o que queiram fazer, mesmo a colegas da radio mais adiantadas.Agora o tratamento era á volta de 5 minutos e a máquina tem umas peças dum material que ñ lembro como se chama para localizar e agir só no local certo.E eles através das marcas que vão sumindo vão pintando mais mas ñ podem desaparecer na totalidade senão tem que vir a médica fazer novas marcações. Vais fazer isto com um pé ás costas ;) quer dizer...um pé ás costas não deve ser facil ihiihihihi beijokas e vai correr tudo bem!!!
Estás a dar cabo do gajo o que já é muito bom ;)
Até logo ficamos a aguardar noticias, fica com os Anjos!

Quem Não Tem Cão disse...

Beijo.

Anónimo disse...

Continua com garra Primaça. Repara numa coisa: Cada dia falta menos para que te livres em definitivo da bicharada !!!

Um beijo

Anónimo disse...

Linda,
obrigada pela tua força, és unica, que força.
A minha mãe também tirou um peito em Outubro ( á 15 anos atrás tinha tirado o outro ), tá a acabar a quimio, vai fazer radioterapia e injeções, tá a reagir muito bem, só os 1º dias do tratamento é que é pior, o resto faz a sua vida normal, há dias que até vai trabalhar, este ultimo tratamento não teve reações nenhumas, que bom, ahhh o cabelo já está a crescer.
Acredito que contigo tudo vai correr bem, vais ficar bem, tenho a certeza.
Força.
Os 1ºs tratamentos custam mais, agora é sempre em frente.
Desejo-te tudo de bom.
és uma mulher com M grande, dás-me um orgulho enorme em ser mulher, obrigada.
Beijos grandesssssssssssssssss.

Lina Querubim disse...

VOLTEIIIIIIIIIII
Lily sei que és uma Mulher com M maiusculo e queremos ver aquela carinha alegre :)aqui tás tristinha e cansada!
Bjokas

Anónimo disse...

Lilly:
Muito sofrimento tem passado por ti mas o teu pensamento deverá continuar a ser sempre ... é por uma boa causa. A vitória final sob esse malvado,está a chegar. Tem confiança e garra para enfrentares mais esta etapa.
Não desistas, vais ganhar.
Beijos grandes para ti.
FOOOOOORRRRÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇA!

May Alek disse...

Lily, você é mesmo muito corajosa. Fala com tranquilidade, mostra fotos... Que força, menina!
Continue assim, não desista!
Estou aqui torcendo muito.
Um beijo carinhoso e minha admiração.

laura disse...

*****

É assim mesmo!
Fantástico. Não é qualquer mulher que tem coragem de fotografar-se.
As pessoas convivem muito mal (em geral) com o problemade de se sentirem menos bem. Eu alinho inteiramente contigo. É uma maneira de mostrarmos à sociedade que continuamos lindas, que continuamos a gostar de nós. É o terrível problema das aparências.
O mesmo se passa com as pessoas que têm filhos diferentes. O meu é diferente e eu acho-o o menino mais lindo do mundo, mostro-o e quero que o vejam!

Continua a gostar de ti.

Beijinhos,
laura

Zezinha disse...

Olá kida.. olha pensa que qualquer dia.. ta tudo acabado e o bicho.. foi-se..nunca esqueças que és uma grande mulher..e por isso te admiro mto..bjo doce e na medida do possivel..BOM FIM DE SEMANA..

Lina Querubim disse...

Uma palavra M*A*R*A*V*I*L*H*O*S*A
Um beijo do tamanho do mundo!!!!

Carecaloira disse...

Liliana,

hoje demorou mais por causa das marcações, depois são 5 a 10 minutos.
Pergunta à médica qual o creme que pões e com quê que te lavas, eu por exemplo não posso usar biafine nem sabonete de glicerina. E a camisola interior tem de ser do avesso e com o soutien por cima.
As minhas marcações eram mais coloridas mas já desapareceram todas, elas guiam-se pelos pontinhos a tinta da china, e também já sabem o sítio de olhos fechados!!
Aqui a estória das batas também é diferente, eles tem um monte á entrada dos vestiários, nós servimo-nos e no fim pomos no contentor para lavar.
Ah! E aqui não á radio ao sábado, nem domingo e nem feriado.

bem, o que interessa é que tudo corra bem.
Bom fim-de-semana
Beijocas
marina

Anónimo disse...

ola, estou aqui já com a minha neta a descobrir TUDO!!!

Graça Lopes disse...

Força Lili.
As minhas orações estão concentradas em ti e na Marina.
Tudo há-de correr bem.
Beijos de luz

Cristina J. disse...

Muita força Liliana!

Só posso dizer-te que estou de mão dada contigo... nada mais posso fazer, infelizmente.

Conta-nos como foi a 2ª radio.
E como diz a Carla: um já lá vai.

Bjinhos grandes grandes

paula disse...

não tenho palavras...
es uma mulher extraordinária...
k a luz divina te ilumine...
jesus trás te ao colo e Maria sua mãe canta-te cançoes de embalar...
que deus te abençoe
Paula Padinha

pensamentosametro disse...

Vim aqui parar pela mão da Graça. Não posso deixar de brindar à sua coragem, graças a esta sua amiga do Ginásio da Alma eu que tenho forma muito minha de rezar há muito que vos incluo a todas nas minha orações utilizando uma expressão minha: "vê se arranjas um bocadinho e põe a mão em todas estas amigas que nunca vi mas que sei cheias de coragem e vida". É pouco e por vezes não me lembro, há dias em que a correria da vida me fecha a alma, mas estou convosco e sempre do coração.

Beijo, cheio de coragem



Tita

Anónimo disse...

Olá Liliana. Com que então já anda radioactiva... Ontem vi uma estrela muito radiante no céu, seria a Liliana? Pelo brilho que espalha, não duvido.
Tudo de bom nessas sessões. Cá estarei para a ler de novo.

Lina Querubim disse...

Beijokinhas e descansa no fds :)

Lina Querubim disse...

LILY
andas muito caladinha está tudo bem contigo???
Vem aqui dizer qualquer coisa...beijokas :)

Carecaloira disse...

Olá,

espero que estejas bem. Olha eu já fiz 11 sessões.
Não posso usar biafine porque a minha costura não está limpinha como a tua, tem o maldito do bicho, mas espero em breve tê-la lisinha como a tua.
Olha fazes a rádio de manhã ou de tarde?? Eu faço á tarde.

Bom carnaval
Beijoca
Marina

Brisa disse...

Continuo dizendo que todos gostamos de ti. Força