26 de fevereiro de 2009

Trataram-me sem humanidade...outra vez


Queridos amigos,

Parece que o inferno afinal veio para ficar. Vieram buscar-me à hora marcada, cheguei 40 minutos mais cedo, fui logo atendida, fiz o tratamento, fui ter com a enfermeira por causa da rouquidão e nariz entupido, e entre chamar médico e passar receitas ao meio dia estava totalmente despachada.

Sabem quando cheguei a casa? Ás 15:10 h. É verdade!!! Eu só tenho que percorrer 85 Kms, mas ficámos á espera de um Sr. que foi operado á vista no dia anterior e de um outro Sr. que foi fazer transfusões.
Só para terem uma ideia da desumanidade, digo-vos que a Sra. que faz radioterapia antes de mim e que sai de Santarém às 7:30, e que está confinada a uma cadeira de rodas, ainda estava á espera para vir para casa, há horas... veio no mesmo transporte que eu!!

Sem almoço, com fome, cansados, sem forças e com a capacidade máxima do transporte em excesso de lotação, com um acompanhante de doente a ocupar o lugar do tripulante ( em plena violação legal) , sem tripulante ( que é obrigatório por lei, mas que os bombeiros teimam em ignorar), lá nos deixamos transportar.

Enervada, mal disposta, sem perceber porque me tratam como um animal, quis desistir.
O Puma fez vários telefonemas, quer para os bombeiros (ouvindo inclusivamente a ameaça do comandante que iria proceder ao cancelamento do meu transporte) quer depois para a central de transportes de Santa Maria. Eu própria cheguei a falar com uma técnica da radioterapia e com a central de transportes. A dada altura admiti ao telefone que preferia a morte do que a esta desumanidade. Pedi para me esquecerem, para me deixarem morrer e estava convicta daquilo que disse. Porque isto assim já não é lutar pela vida, é morrer aos bocadinhos!!!

O Puma entrou em desespero, eu atirei-me para o sofá e todo o dia não me alimentei, queria mesmo acabar com a minha vida. Eu sou uma pessoa, não um animal, mereço dignidade na doença. Só porque alguém pretende visar o lucro em vez da humanidade casos como este acontecem todos os dias. Porém as pessoas, doentes e receosas por penalizações não reclamam.

Não é suposto o lema dos bombeiros ser, vida por vida? O que será que significa a vida humana para os bombeiros? Serão eles realmente uns heróis ou somos nós que queremos acreditar nisso?

Por volta das 18: 00 horas , a central de transportes lá encontrou uma solução, articulada com a radioterapia. Mudaram o meu horário de tratamento. Passa a ser mais cedo, ás 10 h, o que quer dizer sair de Santarém ás 8:30h. Vou com a Sra. da cadeira de rodas, que como mora mais longe irão buscar - la primeiro.

Mais tarde os bombeiros telefonaram a tentar trocar aquilo que se havia combinado.
Nem sei o que dizer, nem o que pensar... mas devo dizer que o Puma voltou a repetir o que fora combinado com Santa Maria, ouvindo um simples: " haa, está bem".

Vamos ver como corre o dia de amanhã. Quero paz para que os tratamentos corram bem, é pedir muito?

Beijos e orações, queridos seres de luz.

26 comentários:

Lina Querubim disse...

Amiga...nem sei que dizer...a minha Mãe como te disse passou por isso mas o que não te disse é que ela andava de cadeira de rodas porque além de ter feitos 3 by-pass ao coração, de seguida passa para a enfermeiria e tem um AVC e meses mais tarde amputam-lhe uma perna :( e tudo o resto já te contei no post que tinhas colocado anteriormente.A revolta da doença e as dificuldades das merdas das burucracias e métodos de conter despesas deixavam a Mãe revoltada e depressiva :( quem pagava isso?!
Eu a pessoa quem ela mais amava e que por ela fazia tudo.Porque quando nos sentimos magoados é sempre nos que mais amamos que despejamos o desespero!
Sofri por ela e sofri muito!!!!

Não quero fazer disto exemplo porque não quero que te aconteça o mesmo,quero que lutes,lutem pelos vossos direitos e minimizem o sofrimento e Lily não quero ouvir-te dizer nunca mais essas palavras de morte,ouviste???
Estamos aqui do teu lado para venceres és uma GUERREIRA e uma guerreira vaí até ao fim,até o bicho sair dentro de ti!
Tens aqui uma amiga que o que pode fazer é com palavras e ´quando faço as minhas orações estás nelas assim como outras Amigas do Peito e Coração!
Beijinhos e muita muita força!

IsaLenca disse...

Era só o que faltava que uma cambada de energúmeros te desmotivassem assim! Toca a continuar a lutar pelos teus direitos e o teu Puma está aí para te ajudar!
Força! Isso revolta mas não te vai deitar abaixo! Tu mesma viste que há dias melhores e outros piores. Tens de pensar que vai haver mais dias positivos do que este tipo de dias!
Bjs

Nela disse...

Beijinhos, querida.

Cristina J. disse...

Sempre vieste relatar o teu dia...

Gostei de falar contigo ontem. Gostei muito e mais ainda porque começas-te logo: hoje já barafaustei e discuti com toda a gente... agora quero mimos!

Poças... por momentos pensei também me ias atacar, ehehehe

Liliana, sobre este assunto já te disse o que penso, quanto ao ligares para receber mimos: sempre que precises e queiras. Pronto, se também precisares de dar uns berros para descarregar o stresse também cá estou, e nem irei reclamar dos maus tratos...

Bjinhos grandes e desejo que hoje já estejas a ser tratada com mais dignidade. A que todos merecemos.

Alda disse...

Lily, que cena...
Que tudo melhore minha linda!
Beijinho grande

Lina Querubim disse...

Lily tens mesmo que barafustares tens direitos e espero que td melhor ;) olha em relação á CrisJ dá-lhe nas orelhas aíii se ela me disse-se a mim para telefonar qdo estou fula iiiihhiihih era a minha vingança ihiiiihi aproveitava logo!
Ó Crisssss eu tb posso?! 0:-)
Beijinho Lily

Maria de Lourdes disse...

Olá Liliana espero que hoje tudo tivesse corrido melhor, eu não fiz rádio se tivesse feito teria passado também por isso provávelmente. Daqui também se vai para Lisboa de ambulância e mesmo os tratamentos de quimio também passam algumas vezes por esses problemas, aqui o transporte por vezes é feito por emprezas particulares.
Também estes não estão para simpatias ouvi algumas vezes as enfermeiras pedir-lhes que aguardassem 5 minutos por um doente e levarem um não e o pobre do doente ter de esperar horas até que lá voltassem. Por isso já vês que é por todo o lado, mas tens que ter força é da tua saúde que se trata: doente sofre de toda a maneira:beijinhos

Zezinha disse...

Ai amiga .. ao ler o teu relato fikei tao mas tao revoltada..caramba.. será que não percebem..o k é estar doente??? cansada.. triste.. se nao se tem boas motivaçoes.. não é fácil.. mas amiga tu és uma mulher de garra de luta.. por isso nao baixes os braços.. Força amiga.. quem dera poder ajudar doutra forma.. bjo doce carregado de miminho

Loulou disse...

Mil beijos para ti e nada de ires abaixo, ouviste?
Haverá dias melhores, vais ver.

Anónimo disse...

Olá Liliana
Nem sei o que dizer. Por um lado, infelizmente, verdade seja dita, se reclamamos somos tratados ainda pior. Ficamos na lista negra. É o País que temos.Por outro, é por ninguém reclamar os seus direitos, que as coisas estão como estão. Muitas pessoas calam-se exactamente, para não sofrer reprásilas ou porque já se encontram numa situação frágil e temem piorá-la.
Acho que fazes bem em mostrar o teu descontentamento desde que, te cuides. Por via das dúvidas, leva o farnel. Alimenta-te bem. Tantas horas sem comer e enervada só te fará mal. Ninguém quer isso.
Quanto a pensamentos de morte e desistência, quase no final da caminhada, achas que essas criaturas merecem tanto?
Espero que hoje tenha corrido melhor. Cada dia que passa, é menos um que falta. Depois cortas a meta, como lutadora que és.

Bjs e calma

VandaReis

mari-lou disse...

Liliana nem sei o que diga mas uma coisa te peço tenta ter calma minha linda nestas alturas anda tudo muito exaltado o que é normal talvez os bombeiros não possam fazer melhor é o país que temos mas em Santarém não fazem esse tipo de tratamentos?Tenta talvez mudar,mas não desistas por favor, grita aqui bem alto, pode ser que a tua voz chegue a alguém que te ajude quem sabe!

Beijinhos e não desistas o teu puma vai ajudar-te, não o desiludas.

pensamentosametro disse...

Então que é lá isso, eu sei que o sistema não funciona e que merecemos muuuuito melhor. MAs uma mulher da minha terra nunca desanima, força vá, amanhã vai ser sempre melhor.



Bjos grandes



Tita

Anónimo disse...

*****

Reclama, barafusta, faz algazarra... mas não desistas, nem penses!!!!!!!!!!!

Beijinhos,
laura

Brisa disse...

Olá amiga
Li atentamente tudo o que escreveste e fico pasma com tão falta de bom senso e humanidade. É uma falta de respeito muito grande pelos doentes. Já bem basta as pessoas estarem doentes. Um pouco de respeito e dignidade para com os doentes já seria alguma coisa. É REVOLTANTE.
No entanto minha amiga por favor nunca mais digas que queres morrer. nós todos amamos-te e por isso não queremos que digas essas coisas. Compreendo a tua revolta mas precisas de te acalmar e esse pensamento negativo não te ajuda em nada.Tu és uma vencedora por isso não dizes mais essas palavras negativas. Nós estamos do teu lado e esse bicho vai sair dentro do teu corpo.Por isso minha amiga não te deixes ir abaixo. Tu e o teu Puma não podem ir abaixo . Muita força para ti e para o Puma.
BEIJOCAS

Anónimo disse...

Hello!!!
Que é feito da MULHER GUERREIRA que nós conhecemos? Só pode ter ido de fim de semana...
Pois, tristemente chegamos dia a dia à conclusão da trampa do País em que vivemos, da cambada de políticos que nos governam que apenas pensam em encher os bolsos e estão-se nas tintas para melhorar a saúde dos restantes portugueses. E isto porque se algum deles lhe doer um dente, não vão de ambulância como tu mas sim de jacto de for preciso, porque tadinhos não podem sofrer. E os restantes, que somos todos nós, temos de ter paciência e conformismo porque até podia ser pior, em vez de umas horas podia ser um mês para chegares a casa... enfim, andamos nós a bulir para pagar impostos com fartura para encher a rabinho destes Srs.
Os valores morais, a compaixão, o humanismo estão a evaporar-se a olhos vistos, pelo menos por vezes é o que parece.
Enfim... mas à parte destas desgraças que vamos ter de aguentar, não vale teres esses pensamentos tão derrotistas, porque não queremos que sejam essas as notícias que nos dês. Podes chorar, ranhosar-te toda, mandar um gritos, mas desejar a morte isso NUNCA, desistir nesta altura do campeonato, JAMAIS.
Es uma mulher inteligente, corajosa e lutadora, para ultrapassar tudo isso.
Vai levando isso com calma, segue de mão dada com o teu Puma e juntos vão chegar a bom porto, nem que tenham de ir a nado por o barco não ter lugar para vós... mas vais chegar lá, vais conseguir, linda.
Beijos cheios de carinho e coragem que é aquilo com que te posso ajudar.
Força, força, força e vai em frente de cabeça erguida.
Bom fim de semana para os dois
Beijocas da amiga

Cristina J. disse...

NÃO LINA, NÃO PODES!!!!!!!!!

Irra, se já és uma lapa sem estares fula imagino quando estás!
Olha quando te enfureceres desabafa com os gatos aí de casa... eles ouvem-te e nem reclamam, ehehehehehehhe

Liliana, espero que hoje tenhas sido melhor tratada.

Bjinhos grandes e muita FORÇA!!!!!!!!

assuncaoh disse...

Por favor nao te deixes abater por essas coisas, ou pelo menos nao te deixes derrubar. Ja sabes que isto e dificil. Mas tenta ir buscar algumas forcas as adversidades. Forca

paula disse...

sabes lili existem coisas que n tem preço e a nossa sanidade mental é uma delas...
A maria tb fez 16 tratamentos de radioterapia e eu como ela tinha que levar uma anestesia geral todos os dias para a fazer e para poupar dinheiro no combustivel pedi ambulancia... Quando dei por nós viajavamos ao lado de mais tres ou quatro pessoas. umas a vomitar outra cheia de pensos, enfim...
A maria tinha saido de um auto transplante de medula e n podia correr o risco de uma infecção. os bombeiros diziam que não podiam disponibilizar uma ambulancia só para ela porque n tinham meios...
ENtão eu pensei se não houver carne ou peixe para o jantar haverá sopa se não houver comida para nós (pais) haverá para os miudos mas eu não vou deixar a maria passar por isto...já basta o sofrimemto da doença...
Por isso força... tudo se há -de arranjar beijinhos...
força guerreira
PAula Padinha

Lina Querubim disse...

Bolasssss Cris :( eu tb quero telefonar para discutir contigo...deixa lá...e eu sou boazinha a discutir sou Querubim 0:-)
Bjss

E Lily uma boa noite e descansa!!!
Bom fim de semana

Gatapininha disse...

Olá Lili
O meu pai fez o tratamentos sempre de transporte próprio. Ele tinha uma guia que lhe passavam no posto médico, não sei se era a assistente social se a médica de familia, e quando fazia os tratamentos carimbavam-lhe o papel. Depois ele recebia o dinheiro para o combustível. Se tiveres alguém que possa ir contigo de carro é a melhor alternativa, pois os bombeiros e as empresas privadas só se preocupam em maximizar o lucro com o transporte.
Jokas e não desanimes!
Já faltou mais!
Sandra

mari-lou disse...

Amiga...se te sentires trite resa se acreditares esta oração...Ele dá uma ajudinha acredita.
Beijinhos.

Porque me resgatou?
Porque me trouxe aqui?
Porque me queres Deus tanto assim?
Se contra o céu pequei,e contra ti também.
Minha vida destruí,como errei...
Porque me queres tanto assim?
Filho eu quero tanto
Enxugar teu pranto te fazer só meu.
Filho eu quero ser teu Deus
Eu te amo tanto,tanto,tanto,tanto
Filho vem ser meu,
Filho eu quero ser teu Deus
Por que me queres tanto assim??
Eu quero te envolver em meus mistérios
No manto da minha Glória
Eu vou desenrolar o rolo santo
Mudar a tua história
Eu vou fazer de ti vaso de honra
Eu vou envergonhar os que te zombam.

Mr. NEO disse...

Olá!!!
Tenho a comunicar que o tratamento de ontem correu bem, tal como o transporte!
A falha que existia de falta de organização entre os tratamentos e o transporte dos doentes foi resolvida.
A central de transportes agora está a controlar a chegada ao HSM, a saída do tratamento/recolha e a hora de chegada a casa. SIM Ligam para confirmar a hora de chegada....
Tenho a Elogiar o profissionalismo do Bombeiro que nos acompanhou!
A minha menina está mais animadita e descansada!
Quanto às questões com o Comando dos BVS... espero que tenham visto as suas falhas, e que as tenham corrigido para todos!
Mostraram com estes episódeos uma falta muito grande de gestão de recursos e coordenação.

Como disse há uns posts atrás... basta um elemento para estragar o trabalho de vinte, então se for de cima...

Votos de um Bom Fim de Semana!

Beijos e Abraços,

Puma

Mr. NEO disse...

A Lily está a recuperar, com descanço!

Assim que ela se levantar vou mostrar-lhe os vossos comentários!!

Posso dizer que temos guerreira!

Anónimo disse...

Oh querida nem sei o q dizer. Infelizmente temos q apanhar com esta gentinha pela frente. às vezes\acho que estas coisas acontecem para nos porem à prova, mas tu que és forte pensa que isso é só mais uma prova q tens de ultrapassar, tem de haver um significado qualquer para isto tudo, não é por acaso q isto nos acontece, é para nos testar e dar-nos mais força. Agarra-a com unhas e dentes, olha para cima e grita, eu vou ultrapassar isto! Eu sei q não é facil, mas acredita sempre amiga, TU ÉS CAPAZ´!!!!

Olha para o teu Puma, olha para a vida à tua volta, olha para o sol a brilhar e olha para ti, para aquilo que aindas queres fazer, respira fundo e olha em frente.

Eu vi mta coisa quando a minha mãe adoeceu e infelizmente acabou por partir. Coisas q nunca mais vou esquecer. E nesta minha caminhada tambem já passei por sitauções mto desagradaveis inclusive com o meu proprio medico, fiquei furiosa mas dp pensei isto só me prejudica, portamnto vou desligar e pensar em mim, eu sei q não é facil, principlamente qd estamos dependentes dos outros, mas nunca deixes que isso seja motivo para te derrubar, isso NUNCA!

Descansa querida, esse cansaço é proprio da radio, logo logo vai desaparecer.

E obrigado pelas noticias.

Um beijo grande e resto de bfs

Carecaloira disse...

Ainda bem que ontem já tudo correu bem, se Deus quiser agora será sempre assim.
Coragem.

Beijocas
Marina

Lina Querubim disse...

Beijokinhas e bom fim de semana!
E tal como a Imel diz a Radio deixa-nos muito cansadas!!!
Mas vai passando :)