14 de fevereiro de 2009

Dois grandes pilares e uma viga mestra...


Olá Amigos,

Quero falar-vos de duas pessoas que amo muito e que têm sido uns pilares magníficos, sempre na sombra, mas basilares em todo este processo.
Falo-vos da minha mãe (mummy) e do meu pai (pappy).

Têm dado apoio, coragem, colinho, alento, carinho, amor, força, alimento e suporte financeiro.
Se não fosse a ajuda deles, não sei como seria...

Leram e informaram-se sobre a doença, acompanham todos os tratamentos a par e passo, falaram com os médicos, com amigos que passaram por situações identicas e envolveram-se de alma e coração.

Um dos aspectos que requereu mais atenção foi a alimentação. É aconselhado aos doentes que fazem quimio para não preparar a própria comida, pois o olfacto está muitas vezes apurado demais e só o simples cheirar da comida, leva à repulsa da mesma.


Para que isso nunca pudesse acontecer os meus Pais tomaram medidas. Preparam todas as refeições com dedicação e primor, autênticos banquetes!!!!


Durante os 9 meses de quimio, mesmo assim, muitas foram as comidas que enjoei ou simplesmente deixei de gostar, pois o paladar muda.

Mas a minha mãe tinha sempre uma solução, um tempero diferente, uma arte que nunca me fez perder o apetite.


Até quando fiz mucosites, (As células sensitivas (mucosas) que revestem a boca e a garganta são danificadas pelos tratamentos contra o cancro tais como a quimioterapia e/ou radioterapia. Os sintomas podem incluir: úlceras dolorosas na boca e garganta, vermelhidão e inchaço das gengivas, secura e dor generalizada na boca, assim como dificuldade em comer, engolir, falar e beber) a minha mummy triturava carne e peixe e misturava nas sopas, tudo muito ralinho, quase liquido, fazia papas de bebé, cozia fruta e fazia batidos (de fruta, de beterraba).


Qualquer desejo de comida ela fazia logo, antes que a vontade pudesse desaparecer.
O IMPORTANTE ERA QUE EU COMESSE!!!.


De facto resultou...estou 10 quilos mais gordita!!! Graças ao seu empenho, as análises ao sangue indicaram sempre bons valores, o que permitiu de 21 em 21 dias fazer os tratamentos e aguentá-los bem.


Também tratou sempre da minha roupa, lavou e passou, arrumou a minha casa, TUDO!!!

Por isso pude preocupar-me só com a minha recuperação, descansar bastante, ( não tanto quanto devia, mas...) o que permitiu uma rápida recuperação.


Hoje, estou pronta para a próxima etapa - a radioterapia - sinto-me fisicamente bem e emocionalmente também me vou aguentando. Tenho a certeza que todo o suporte que a minha família deu e continua a dar contribuiu bastante.


A viga mestra é o meu irmão, que esteve sempre disponível para tudo, fez compras, serviu de motorista, para não falar na parte emocional.


Formaram a brigada anti-bicho, e se Deus quiser nós vamos matar o bicho!!!!

OBRIGADO pela família maravilhosa que têm sido.


A vós queridos e adorados seres de Luz, desejo-vos para além de um excelente fim-de-semana, milhares de bênçãos.


Beijos e orações.



24 comentários:

Alda disse...

Minha Krida Lily, fiquei com a lagrimita no olho...
Que gratificante ler coisas tão bonitas!
Que bom sentirmos que não estamos sózinhas na luta...
Quem tem como nós uma família assim, pode dar todos os dias Graças a Deus.
Um grande beijinho para ti,Puma, mano, e para os teus pais.

paula disse...

glória a deus por teres uma família assim...
força!!!
beijinhos de luz
Paula Padinha

IsaLenca disse...

A família é mesmo para ser o nosso suporte e ajuda. E é tão bom poderes contar sempre com eles. Agora és tu que precisas de ajudae muitos mimihos e há-de chegar a altura, quando eles forem velhinhos que serás tu o suporte e apoio.
E tens também o Puma que também ajuda a arrabitar!
E também todas as Amigas do Peito e do Coração.
Muitos beijinhos.

assuncaoh disse...

Podes considerar a tua famila tambem umas das principais responsaveis pela doenca em breve ser parte da historia.Toda essa situcao é por vezes ainda mais dolorosa de lidar para a familia do que para o doente, pois eles tendem a guardar para eles as angustias e passar para ti as suas esperancas e forcas.Beijos para todos e momentos de maior calma a alegria estao para breve.Trata tambem de dar muito carinho a eles :)

Cristina J. disse...

Liliana é uma grande alegria saber que podes contar com a tua "brigada anti-cancro".
A familia é o suporte de tudo, sem este pilar as coisas complicam-se muito mais.

E como disse alguém: para os familiares e amigos que presenciam estes percursos também não é fácil. As mazelas são mais que muitas.

Bjokas grandes e um feliz dia dos namorados com o teu Puma

Nela disse...

Esta não é uma doença individual, é uma doença de família. E a cura também é de toda a família.
A tua brigada anti-bicho é mei-tratamento. E a julgar pelo bolinho que a tua mummy nos fez, dá para perceber de onde viera esses 10 quilitos.

Não estranhes se, durante a radioterapia, tiveres muto menos apetite. É mesmo assim. Nao te assustes. Esses quilitos vão ao ar. Come muitas sopinhas. Muitos sumos de fruta. Os líquidos são fundamentais.
Jinhos grandes

Mr. NEO disse...

Olá!!
Falta acrescentar mais algumas coisas... como quando eu cheguei a estar dias sem dormir, a Mummy viu que eu andava já como um zombie... e disse: "hoje o Mário vai dormir, eu é que vou tomar conta da Lily!"
Sempre esteve presente, e cuidou de nós os dois, sim porque quando o desgaste se acentua era sempre, e é, ela que nos puxa para cima e nos põe na ordem!

O Pappy, sempre presente para dar concelhos, e ensinamentos.
O Mano sempre pronto a ajudar e a dar uma palavra, foi o piquete de apoio de serviço, e tem sido um pilar.

Agradeço a vós, que sempre nos apoiaram aos dois, em alturas nem sempre boas.

Muito Obrigado!

E mais uma vez obrigado aos anjos de Luz! Amigos! e Família!

Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado!,

Puma

Zezinha disse...

Olá.. estou um pouco sem palavras..vim aki a ler o PB..e ja sigo a Gigi há muito tempo..e caramba..k dizer? perdi 2 tias minhas irmas da minha mae com cancro.. uma na mama..outra colen..a da mama ja há muitosss anos nao havia a ingformaçao k ha hoje.. aminha outra tia..kase minha mae no colen..foi 2 meses..ha 2 anos e meio a minha mae tambem cancro de colen..eu preciso de fazer e nao tenho coragem..as mamas ja faço ha mto tempo pois com 34 anos descobriu-se alguns quistos o ano passado com 45 anos 3 nodulos..agora faço vigilancia de ano a ano ou de 6 em 6 meses.. a dra. axou k nao devia ainda fazer biopsia..esperar agora pela proxima k é para maio..falta-me a coragem para fazer a colposcopia..e esse nao tenho a coragem.. pois tenho medo mais ainda k a mama..pois tenho muco nas fezes e as vezes ensanguentadas.. e nao consigo..sei k faço mal.. e peço ajuda a Deus para me dar essa coragem.. vamos ver..olha minha kida..quero desejar-te tudo mas tudo de bom.. Graças a Deus k tens esses pais lindos..e como ja li tanta amiga..e por isso fica aki mais com uma..amiga.. k te acha um exemplo de coragem..também tenho um blog..
http://meus-pulguinhas.blogspot.com
nao te assustes pois sou uma zezinha cheia de problemas.. lol..
um bjo do tamanho do mundo e vou continuar a visitar-te .. posso?
As sempre e rapidas melhoras

Graça Lopes disse...

Estou comovida...
estás de parabéns por teres uns pais marivilhosos e eles estão de parabéns por terem uma filha guerreira e amorosa como tu! Deus vos abençoe a todos!

Albertina disse...

Querida Lily
Embora de lagrimita como a Alda, não me espantou nada "conhecer" os teus pais... Afinal "um bom vinho só sai de uma boa cepa"... Como serias a grande mulher que és se não tivesses uns pais e um irmão espectaculares?
Sorte, sorte, foi encontrares o Puma, que completa esse ramalhete de gente boa que é a tua família...
Beijos para todos e continua assim - positiva e de bem com a vida! (já sabes que levas uns açoites se te portas mal)

Anónimo disse...

Olá Lily e Puma!!
Pois é... depois de ler esta mensagem, o que mais posso dizer para além de mandar um beijinho de admiração e coragem, para os teus papás, que também eles são uns guerreiros.
E... porque é que se há dias para os Pais, Mães, Avós, Namorados, também não comemoramos um Dia dos Sogros(as), o Dia dos Genros e o das Noras? É que essa Mummy também é uma rica Sogrinha, amiga e fofinha.
Espero que tenham curtido bem este Dia e todos os dias da vossa vida. Continuamos sempre atentos à espera de novidades fresquinhas.

Beijocas grandes.

Lina Querubim disse...

Lily feliz dia dos namorados e desejo que durante muitossss anos faças estas declarações de Amor quer sejam para os Papis quer seja para o Puma, aproveita todos os minutos dos teus Pais e eles têem sido um pilar como tu dizes na tua vida a minha Mãe também era assim para mim por isso te digo disfruta muitoooo!!!
Beijinhos pra ti,pra eles e para o Puma :)

Lina Querubim disse...

Zézinha sei que não é facil já passás-te por perdas muito importantes mas deixa que te diga que deves fazer o exame porque é muito importante a prevenção e se tiver que se fazer alguma coisa que se faça o mais cedo possivél!
Não deixes passar mais tempo imagina assim: tem muitas pessoas que morrem porque não têm meios de fazer os exames e falta de informação, tu tens tudo isso e se tens filhos e familia que amas faz os exames.Trata de ti, cuida-te!
Desculpa meter-me na conversa mas achei que te devia dizer isto a vida é importante demais para deixares que alguma coisa te a estrague!
Beijinhos e se quiseres és bem vinda ao meu blog :)
bom fim de semana!

May Alek disse...

Parabéns, Lily!
A família é mesmo muito importante nesse momento. A minha também tem me dado todo apoio. Somos pessoas de sorte.
Um grande beijo para você e para a sua família. Que tenham uma vida feliz e saudável.

Carecaloira disse...

A familia e os amigos são o nosso maior suporte, e são de uma importância extrema. Graças a Deus, tu tens uns pais, marido e irmão maravilhosos.

Também fiquei emocionada com as tuas palavras, bonita homenagem.

Beijinhos
Marina

Emilia Almeida disse...

Parabens Lily. Que bela familia que tens e que bela homenagem lhe fizeste.
DEUS vos abençoe a todos. Que sejam sempre muitos feizes.
Bom domingo
Beijinhos
Tia Mila

paula machado disse...

Olá Liliana

bonita homenagem que fizeste á tua familia
fiquei emocionada com tanto carinho
agrdeçe a Deus por teres uma familia maravilhosa e que luta ao teu lado no dia a dia
isso é um dos maiores passos para a cura, saber que nunca estás só
a familia e os amigos são peças muito importantes

um bom domingo

beijinhos do tamanho do Mundo

Branca disse...

Querida Lily,

Foi preciso quase um maço de lenços de papel para ler o teu post,eheheh! É que nada me comove mais na vida que o amor incondicional e activo das pessoas e os teus pais e irmão têm sido à prova de tudo.
Nâo tenho palavras, saio em silêncio, mando um grande beijinho para eles, outro para ti e para o Puma.
Abraço enormeeeeeeeeee.
TIa Branca

To e Li disse...

Linda Lily,
Linda homenagem à tua família!
Não há força maior que a da família, são os pilares, as vigas, o tecto e o chão... tudo o que nós precisamos para a felicidade completa!
Fico feliz por ti.
Não esquecendo o teu Puma... a tua bengala que não te deixa cair!
Beijinhos
Linda

V. disse...

Há cam,imnhos que temos que percorrer, memso sem saber porquê, e quando são turtuosos e sinuosos é tão bom não estarmos sozinhos.

Se bem que eles não podem percorrer o caminho por ti tenho a certeza que fizeram e fazem todos os possíveis para que sejas aliviada de tantas coisas :)

Beijinhos para toa a família e para ti e muita força!

Brisa disse...

Olá querida .
A Família é muito importante nestes momentos. Especialmente nestes momentos mais difíceis é que a família se deve unir mais ainda. E para ti é importantíssimo pois ajuda a melhorar a tua saúde. Que Deus te abençoe e a tua família . beijinhos para todos.

Anónimo disse...

Liliana querida, emocionei-me com esta tua homenagem tão bonita. A família é o nosso pilar. E com uma família assim, só podias ser como és. Grandiosa :) Um beijo enorme para ti, para o teu Puma e para a tua família linda.

Mercedes disse...

As vezes as dificuldades unem as famílias, e através dessas mesmas dificuldades surge o tão escondido amor.
No Brasil existe um ditado que diz:
Ter família é ruim mas não ter é pior ainda.
Por isso com todas as dificuldades e brigas, é sempre bom ter família.
Um abraço.

Zezinha disse...

Lili só para te mandar um bjo cheio de Força com muita energia positiva..e também com muito carinho..Aguenta Firme..