20 de setembro de 2008

No meu caso...


Quando obtive o diagnóstico de cancro da mama houve uma corrida desenfreada contra o tempo e os dias atropelavam-se uns aos outros com exames, análises e biopsias. Foi assim durante 15 dias. Durante esse tempo fui pesquisando tudo o que encontrava sobre a doença.


Tornei-me Google - dependente e vasculhei milhares de sites, blogs, vídeos e fóruns. Falei com médicos amigos, indaguei associações, coloquei centenas de questões e dúvidas aos oncologistas do Hospital de Santa Maria.

Não o fiz sozinha, fi-lo com o meu Puma lindo (a minha cara metade), que desde a primeira hora se envolveu de alma e coração nesta causa. A dado momento li num estudo feito pelo Serviço de Anestesiologia e Reanimação do Hospital de Santarém, a seguinte afirmação: "A perda da mama ocorre num momento em que algumas doentes ainda nem sequer estão psicologicamente preparadas para tratar as perdas que o envelhecimento traz gradualmente, quanto mais a perda repentina da mama."

Nessa altura parei e pensei: "Pois é ... eu de facto ainda não me tinha habituado aos pés de galinha ou melhor dizendo - rugas de expressão - e já vou perder a mama..."

Sentamo-nos os dois e falámos sobre isso. Mutuamente chegamos á conclusão que o mais importante seria a minha vida e não um pedaço de carne. Não se tratava de uma mão, nem um pé, fazia falta pois era a minha entidade como mulher que iria ser afectada, mas tudo vale para salvar a vida, TUDO!!!

Envolvemos a família toda na questão, ouvimos todos, chorámos e rimos, demos abraços sentidos, trocámos olhares e carinhos e em uníssono todos reafirmaram que o bem mais precioso que todos nós temos é a vida.

E pela vida fomos de cabeça levantada para a quimioterapia. Passamos por 4 ciclos, com dor, sofrimento e muita vontade de viver. Lutámos todos !!!! E quando as forças me faltavam, logo aparecia um membro da família ou um amigo para me dar alento e coragem.

Formámos uma grande equipa. E foi com espírito de equipa que fomos para a mastectomia.

O meu Puma lindo só deixava a cabeceira da cama do hospital à noite, quando ía para casa dormir, e no dia seguinte era o primeiro a chegar. Denominado pela família como o piquete de serviço, ele esteve sempre atento e vigilante.

E lá regressei a casa, muito dorida e empenada, mas de espírito elevado.

A hora de revelar o meu corpo ao meu parceiro (meu Puma) deu-se naturalmente, sem eu dar conta, pois foi ele que me deu banho, me vestiu e alimentou nos primeiros dias. O carinho e a ternura eram uma constante, por isso nunca por momento algum eu senti repulsa, muito pelo contrário senti-me sempre amada e desejada. Quem dera que todas as mulheres sentissem o mesmo.

Mais uma vez obrigado a todos pela amizade e alento que me dão.

Beijinhos ... até já...




15 comentários:

Susana Silva disse...

D.Liliana, fiquei muito impressionada, não com os testemunhos, não com as fotografias, mas sim com a sua coragem e força demonstradas ao enfrentar esse monstro silencioso. Não tenho palavras, como tal, apenas dizer que o apoio do seu Puma e da familia são cruciais para uma rápida recuperação, e posso ver que tudo isso está presente. Um beijinho muito grande, muita força e coragem.
Susana Silva.

serenata disse...

Minha amiga. Em primeiro lugar quero enviar-te um beijinho muito grande. Em segundo quero também dizer que para além de seres uma grande mulher, tens também um grande homem ao teu lado. O grande amor e carinho que o teu Puma sente por ti é uma das razões da tua cura. Nós temos muita admiração por ele. Nem em sonhos eu pensava que ainda existiam pessoas com uma alma tão grande e com tanto Amor para dar. Esse homem ama-te muito pois o Amor cura. E eu fico muito feliz por teres alguém assim do teu lado e que te sintas muito amada. Pois como tu mesma disseste nem todas as mulheres tem essa sorte, infelizmente.A família é outro factor importantíssimo porque faz parte da nossa entidade como pessoas e o apoio deles é muito importante. Continua com muita força e coragem . beijinhos

Andre Moa disse...

Cara Liliana, que belo e forte testemunho! Que linda e forte relação de casal! É assim mesmo. A vida acima de tudo. Até porque enquanto há vida há esperança. Salva a vida, até posteriormente poderá reformular o seio, de modo a restabelecer a estética. Eu já vou no segundo cancro e a verdade é que mantenho o mesmo espírito, a mesma força, a mesma esperança. Graças a exemplos como o seu, como o vosso, que haveria eu de fazer senão confiar?
Abreijos.
André Moa

paula machado disse...

olá Liliana

venho da catedral e vi que andou por lá
gostei muito de a rever e decidi fazer-lhe uma visita
e fiquei muito feliz pelo seu blog é mais uma mulher de força, coragem e VENÇEDORA até ao FIM
mais um blog para visitar com muito gosto
continue com essa FORÇA, FÉ e ACREDITAR

beijinhos do tamanho do MUNDO

Anónimo disse...

Olá prima !
Soube hoje pela minha mae o que tens passado. Aqui por Madrid a informaçao nao corre muito rápido...
Nao te imaginava a ter que lutar; E muito menos da forma brilhante como o tens feito.
Como certamente sabes, também o meu filho passou por uma etapa dessas(tumor). E também para ele foi apenas isso: Uma etapa. Uma etapa onde pessoas como tu, e como ele, saem sempre vencedores.

Um beijo grande para ti.

Pedro Castro Costa
pedrocastrocosta@hotmail.com

Anónimo disse...

p.s. - És a minha prima favorita !

Branca disse...

OLá Liliana,

Já passei por aqui antes, tenho vindo muito tarde, mas por agora quero que saibas que estou contigo.
Vejo que és uma pessoa de força e´os amigos cá estarão pra dar uma ajudinha sempre que precises.
Um beijinho grande.
Branca

Anónimo disse...

..Ola…
...tomei conhecimento do teu blog por uma amiga... e já o adicionei nos favoritos pois quero acompanhar as tuas melhoras...quero ver-te boa ;)
...és uma Mulher cheia de Força... és uma Lutadora e és uma Vencedora... tens realmente um homem fantástico ao teu lado...o que é muito importante para te ajudar a recuperar...
...linda desejo-te tudo de bom!!!
...Um grande beijo cheinho de muita força e de muita coragem ;)

Anónimo disse...

"O amor verdadeiro è aquele conquistado todos os dias, quem ama verdadeiramente podem se passar anos, décadas, mais aquele amor vai permanecer ali intacto as mais diferentes épocas"

Lisa disse...

Liliana, só agora cheguei aqui, mas podes ter a certeza que estarei sempre presente para o que precisares.

Só hoje olhei a minha caixa de correio, desculpa. A tua resposta irá seguir durante a tarde.

Vou sair, mas volto rápido, para te "falar", com toda a calma do mundo.
A pressa é inimiga da perfeiçao!

Beijinhos

Até breve

Lisa

Branca disse...

Olá Liliana,

Passeei-me por aqui hoje, esta já é a segunda vez.
Bem, era a segunda vez, mas perdi-me a falar contigo e foi bem melhor. Adorei.
Vinha desejar-te uma boa noite, entretanto aprendi mais do que trouxe.
Obrigada querida Liliana.
Beijinhos.
Branca

paula disse...

queria deixar um beijinho de grande admiração...è uma honra ter te conhecido... parabéns pelo marido que tens...
beijinhos de luz
estou convosco
Paula Padinha

Branca disse...

Olá LIliana,

Passei para te perguntar se a Fisioterapia ontem correu bem, o primeiro dia cansa sempre um bocadinho, mas não te preocupes que isso melhora.
Andei atràs de um e-mail teu mas não encontrei, fui procurar-te à Catedral e também vi que estás desanimada com uma análise, mas miúda a guerra não se faz só de uma batalha. Os momentos duros tens que os sacudir o melhor que puderes e ir à luta.
Tenho pena, mas hoje não vou talvez poder estar no msn, vou tentar, mas tenho um compromisso que não sei se me deixará algum tempo. Lembro-te no entanto o meu e-mail, se te apetecer dizer alguma coisa, brancapinto@gmail.com
Força para ti e para o teu marido.
Muitos beijinhos
Branca

Anónimo disse...

Ola Liliana.

Só hoje apercebi-me do post que deixaste no meu topico no PB. Agradeço-te imenso e por agora nao consegui le-lo por completo, pois os meus filhos nao deixaram, mas juro que vou ler tudo com muita atenção, e talvez a seguir tenha algumas duvidas para te colocar. Espero que continues cheia de força e garra, porque é parte fundamental do nosso tratamento. Vou muito no inicio desta maratona, mas agora encontrei com certeza alguem para partilhar as minhas duvidas, emoções e trocar palavras de apoio.

Bj muito grande e obrigado por teres aberto esta porta para mim.

Cris. (cris1975 no PB).

Liliana disse...

Olá a todos...
Vim para aqui lançanda para vos agradecer, mas antes passei-me por cada um dos vossos spots...agora tenho a voz embargada e palavras insuficientes para agradecer todo o apoio, carinho, fé, esperança, generosidade que trouxeram até mim.

Têm sido dias difíceis, estes últimos, mas depois da vossa força com a qual me carregaram no colo, vou levantar os braços e munir-me de armas novamente.

É um benção tê-los como amigos ...bem hajam...