19 de setembro de 2008

O Parceiro


Tenho falado com algumas mulheres que também já foram mastectomizadas e todas concordam que um dos momentos mais marcantes é aquele em que se expõe o corpo ao nosso parceiro.

Dúvidas como: "Será que ele me vai repudiar?", "Irá deixar de me achar sexy?", aliadas muitas vezes ao embaraço de não ter a(s) mama(s), que provoca uma sensação de profundo desconforto, leva ao seu sucessivo adiamento.

Se a isto acrescentarmos outro factor importantíssimo que é o estado emocional da mulher, que nem sempre é constante, então poderão imaginar a tensão e direi mesmo, pânico deste momento. Tenham noção que a reacção do outro pode influenciar positiva ou negativamente todo o processo. Uma palavra menos certa, na opinião da mulher, ou até mesmo a hesitação de um olhar pode ser uma hecatombe.

Difícil para a mulher, difícil para o homem, e tão pouco apoio...
É verdade, o apoio psicológico ao doente, parceiro, cônjuge, família, é praticamente nulo no nosso País. As pessoas entram e saem dos hospitais e recebem tratamento clínico para o seu mal físico, mas para a mente - NADA!!!
As pacientes têm de procurar grupos de apoio, que são parcos, ou recorrer à clínica privada, é triste!!!

Porém, todos são da mesma opinião, o estado emocional é um factor determinante na persecução do sucesso. Acreditar, acreditar, acreditar, com todo o positivismo, com toda a força, com toda a fé!!! - paradoxal, não?
Felizmente para mim foi diferente, mas isso conto-vos amanhã...
Beijinhos, fiquem bem.

3 comentários:

serenata disse...

Olá querida. Li atentamente o teu desabafo e a tristeza que sentes por causa da falta de apoio aos doentes.Tudo isso deu que pensar e perceber como nós somos ignorantes nestas questões. Desconhecia a falta de apoio psicológico nestas situações que a meu ver é importantíssimo e não compreendo porque somos tão evoluídos para umas coisas e atrasados para outras.Bastava um pouco de humanidade para se ver que as pessoas necessitam de curadores de almas. Curar a alma é preciso e isso ajudaria muitas senhoras a perder o receio de serem repudiadas pelos homens que amam e aprenderiam a aceitarem-se mais. São situações muito difíceis de ultrapassar mas que eu acredito que esse apoio para a alma seria maravilhoso e ajudaria muito. Um beijinho para ti desta tua amiga que te admira muito e um bem haja para todas as mulheres que estão a passar por esta situação pois são muito corajosas.

Mr. NEO disse...

Nós infelizmente vivemos num pais de mediatisto de estrelas e de falsas suposições.... as estrelas declarem a Abraço.... mas na realidade não fazem nada.... o facto de se auto-promoverem com a causa, mas de não fazerem nada efectivo.... é apenas uma reflexão das falsas politicas e hipocrisias dos nossos dirigentes. desafio a população a confirmar os números reais com que os médicos e os profissionais de saúde lidam no seu trabalho de dia-a-dia, e confrontem os nossos governantes aquando das eleições.
Pois senão vejamos..., quando um hospital que tem uma lista de espera, e contrata um médico para as resolver, mas como ele ao aplicar-se resolve mesmo a lista, é-lhe chamada a atenção que o estado estabeleceu um tecto para os actos clínicos que paga, o que resulta em prejuízo para o Hospital, mas esse facto é sonegado à população pelos nossos eleitos.
Acho que os nossos profissionais de saúde fazem autênticos milagres com os meios que têm nos hospitais públicos, sendo mesmo heróis!!!
Enquanto que os Fil... da Pu.. dos nossos governantes tapam buracos que criaram por tachos (jobs for the boys, com pensões verdadeiramente criminosas em contraste com quem contribui para a riqueza nacional), com as nossas contribuições e descontos.
Acho que se há culpados, eles têm de ser responsabilizados, quer seja criminalmente, ou Cível!
Gestão danosa existe tanto no público, como no privado, e se perseguem os privados com a nova PIDE chamada ASAE, também o devem de fazer com os públicos e deixar de tretas e falsas intenções politicamente correctas...

Amo muito a minha Fenix!!!
E irei sempre lutar por ela!!
Beijos Doces e grades nessa cara linda!!!

Anónimo disse...

"2 artistas se reúnem para amputar aquilo que mais usam na vida.O artista plástico amputa suas duas mãos.O poeta amputa de sua vida as palavras amor e dor. Anos depois o artista plástico conseguiu êxito em sua carreira, pintando com os pés.O poeta ficou louco, internado num hospital psiquiátrico,nunca mais conseguiu escrever uma só linha" (Dimitri Kozma)

Também tu... vais ter o teu êxito ;o) ACREDITA SEMPRE