29 de junho de 2009

Gestos grandiosos de gente de palmo e meio

Família Saraiva: Luísa, Aimoré, Rita, André e a Bianca Kitty (a gatinha)

Queridos amigos

Durante todo este tempo em que tive em tratamentos fui recebendo inúmeros gestos de carinho e amizade. Alguns dos amigos foram-se mantendo próximos e atentos, fornecendo doses intermináveis de coragem e força, motivando-me sempre para alcançar a vitória. A família Saraiva foi um desses exemplos. Sempre atentos a todas as minhas necessidades, nunca por um instante me deixaram, mesmo quando não atendia o telefone ou não queria falar. Foram incansáveis.

No seio deles existem duas pessoas de palmo e meio, cuja grandiosidade quero hoje ressaltar.
O André (de 8 anos) e a Ritinha (de 4 anos) . Ambos souberam desde o inicio que a tia emprestada deles (eu) tinha uma doença grave, complicada e que necessitava de fazer tratamentos que me impediam de estar com eles muitas vezes, que levavam à queda do cabelo, mas que tínhamos de ter fé e acreditar, acreditar muito, que poderia ficar boa.

Quando estavam comigo davam-me muitos mimos, beijos, abraços, quando eu ficava de cama e não podiam estar perto de mim, faziam-me desenhos para me dizer que gostavam de mim e estavam comigo na mesma, pediram aos Pais vezes sem conta para rezarem por mim, participaram em orações e acenderam velas para pedir as minhas melhoras por vontade própria. Era uma ternura vê-los de joelhos a olhar o tecto, procurando que Deus os ouvisse, dizendo: "Cura a Liliana...".




A Rita, certa vez viu-me careca. Olhou muito séria, apalpou a minha cabeça e depois com um enorme sorriso disse-me: "Pera aí, vou buscar uma coisa".

Apareceu minutos depois com uma boneca sem cabelo e disse: "estás igual a ela..." "puxei duma vez..." (tinha puxado o cabelo da boneca com força demais certo dia e ficou irremediavelmente careca.)

"Tou" - disse eu a medo, não sabia bem o que dizer... - "achas que estou feia?" - perguntei.

"Não!!" " Cresce?" - perguntou.

"sim, quando acabar os tratamentos do hospital" - respondi cheia de insegurança.

Sorriu e fez uma careta, "o dela não"- disse , depois questionou-me - "Queres brincar com ela e com as outras?" - e lá fomos, dei-lhe a minha mão e deixei que me guiasse até ás suas bonecas...
Tão pequenina e tão crescida, tão humana...aceitou-me, mesmo que diferente, ela também tinha uma boneca diferente e no entanto gostava dela e aceitava-a da mesma maneira que gostava de todas as outras, tal qual fez comigo.

Nesse dia o André também apalpou a minha cabeça e com um ar maladreco, de olhos brilhantes e sorriso contagiante disse: Que fixe!!! Assim até é melhor, não é Liliana? Não tens tanto calor no Verão!!! E ainda ficas com um ar muito à frente!!!- e rimo-nos ás gargalhadas.

São estes gestos grandiosos, sinceros, tão cheios de amor que me deixam de lagrimita no olho, cada vez que me lembro deles, que me permitem acreditar num amanhã melhor.

Bem sei que estas ternuras de palmo e meio são fruto de uma educação cuidada e esmerada, com muito amor e dedicação e dois Pais maravilhosos, que se dedicam de alma e coração, mas acredito que existam mais, muitos mais...OBRIGADO meus lindos, OBRIGADO LUÍSA E AIMORÉ. OBRIGADO PELA VOSSA AMIZADE.


Ontem fomos comemorar juntos, os resultados dos exames. Ainda não o tinha feito, acho até que nem acredito que venci... que valeu a pena tanta dor e tanto sofrimento...que vou poder viver de novo, uma vida com mais intensidade, mais compreensão, mais humanismo, desvalorizando a pequenez de certos gestos...

Mas como tínhamos vários motivos para nos unirmos, as saudades, o André ter passado de ano e a minha vitória contra o bicho, lá se fez a jantarada. Os belos sabores do Brasil, que o Aimoré e a Luísa com mestria nos apresentaram encheram a mesa de cor e os aromas abriram o apetite.
No inicio, o brinde da praxe, que hoje estendo a todo vós. Brindem comigo, queridos amigos, quero juntar-vos à festa, VIVA A VIDA, MORTE AO BICHO!!

Obrigado pelas lindas palavras que me transmitiram quando dei a noticia. Tenho andado meia apática com outras coisas e não tinha realizado ainda bem aquilo que aconteceu... venci...VENCI MESMO!!!

Beijos cheios de carinho

16 comentários:

Nela disse...

Hehehehe... Tás mesmo muito à frente!
Festeja, querida, e saboreia bem a vida. Apaga tudo o que não interessa, o que não contribui para a tua plenitude e vive integralmente as tuas vitórias.
Um xi-coração apertado

Brisa disse...

Olá
Desde já quero agradecer este texto tão bonito que me deixou muito emocionada. muito obrigada. Fiquei sem palavras.Não precisavas agradecer porque se fosse ao contrario tenho a certeza de que fazias o mesmo por mim. Fica bem. Beijinhos

Rita Doroteia disse...

Bom dia Querida!!!

Brindo sim á Vida, concerteza!!
Brindo á tua Saude! Á nossa saude!!
Brindo á felicidade e á conquita de novos caminhos!
Brindo sim brindo!!!!!!!

São estes "pequenos gestos" ( de pequenos não tem nada, são gigantescos) que nos dão força para proceguir o nosso caminho. Ainda bem que tiveste e tens ao teu lado AMIGOS sinceros que te continuam a ajudar.

Tenho a certeza que vais viver muito bem a tua vida a partir de agora, com esta conquista tão preciosa!!

O bicho foi-se......IUPI!!!!!

Quero mandar beijinhos a estes teus amigos,por te terem ajudado e porque tenho a certeza que te Adoram,(como eu), e que os tens para toda a Vida!

As crianças compreendem melhor as coisas dos adultos, do que nós mesmo. São sinceras e honestas. E têm sempre muito amor e carinho pra dar.

Desejo-te uma semana excelente...cheia de coisas boas e brinda, querida, brinda todos os dias, porque todos sãp uma dádiva!!

Beijinhos ao Puma.

E para ti minha Guerreira beijinhos e X-corações apertadinhos e com muitas saudades.

Rita Doroteia

Alda disse...

Gostei muito do texto, e dessa força toda! Um beijinho para esses dois pequenos (Grandes) e outro para ti!

Anónimo disse...

Que texto maravilhoso!!! Nota-se que estás bem. Boa!

Um brinde.

Bjs e boa semana

VandaReis

Lina Querubim disse...

Olá
que bom Lilly :)
sofremos mas vale a pena para depois nos sentirmos agradecidas e sabermos quem realmente nos ama!
Os niños tb tive receio de estar careca durante as férias deles...e perguntei ao meu mano ele disse que estivesse á vontade e foi!
Olharam para mim e disseram: Mira a Tita no tiene pêlo ihihiihihi
Mais tarde viram-me no PC pela Web a 1ª coisa que repararam e falaram foi que eu já tinha cabelo :) mas o Amor manteve-se sempre, com ou sem cabelo e se eles são sinceros!!!
Festeja a Vida!!
Beijokas boa semana!

Mrs. Sea disse...

Pois venceste! :) E venceste bem!
Com o meu irmão também existiram dois meninos de palmo e meio que o ajudaram: o João Pedro e a Beatriz! O João Pedro dizia que o meu irmão tomava uns comprimidos que lhe fazia cair o cabelo e tanto ele como ela posavam para fotografias para mandar para o meu mano para ele sorrir quando os visse! Até lhe ofereceram o nome André pintado por eles pelo Natal! Que queridos!
Bjins

IsaLenca disse...

Biba!! Brindemos todos com estas boas notícias. Agota toca a "deitar" fora o que não interessa e olhar e seguir em frente, com essa mesma força e esse lindo sorriso!
E as crianças...são mesmo especiais ...da boca delas sai a verdade, sem mal nenhum, são sinceras e arranjam sempre algo simples, especial e sensacional ...quando são pequenas são muito observadoras e sinceras!
Bjs

Ana Paula Rosa disse...

Que bom Liliana sentir que se sente feliz, venceu, venceu...
Beijinhos grandes

Cristina J. disse...

Que grandes são essas crianças... grandes de sabedoria!

Cada um deles, na sua diferença, mostrou que o cabelo não faz a pessoa nem pode ser motivo de doferença.

A pequenina até te disse, na sua inocência, que a boneca ewstava numa situação mais dificil: nunca mais voltaria a ter cabelo, enquanto para ti era passageiro.

O menino, desvalorizou o facto dizendo-te, que bem vistas as coisas até dava jeito e estás uma modernaça...

GRANDES, estes teus amigos. Muito grandes.

Bjokas e saboreia estas noticias boas. Com saúde, desejo-te eu.

Bjokas Liliana e uma vida futura de coisas boas.

Susana Silva disse...

Liliana, hoje o meu dia começou mais feliz, luta vencida, luta vencida!
Agora viver, viver, viver!
Um beijo enorme.

mari-lou disse...

Que bom Liliana, venceste o bicho.

Grande luta! Mas valeu a pena!

Venceste essa guerra,já és uma vencedora.

Beijinhos.

Lisa disse...

Olá miguita,

Este post emocionou-me!

Sei o quão importante é a opinião das crianças, pois normalmente falam sem qualquer floreado e são muito sinceras.
Lembro-me que quando a minha afilhado (a filha da Dani) me viu pela primeira vez sem prótese (tinha o cabelo pequenino) disse à mãe: "A madrinha deu-lhe pra boa, cortar o cabelo assim pequenino!".
Eu perguntei se gostava e ela disse que sim, mas gostava mais dele comprido.

Bem, o mais importante é vencer a batalha e essa tu já vences-te!

Essa réstiazinha de tristeza que sentes por teres entrado na menopausa vai passar. Tu és forte e sabes que o mais importante nesta momento é arrumares com o inimigo e esse já era!

Beijos doces como tu.

Lisa

P.S. Tenho estado mais ausente da escrita mas passo sempre para te ler e confirmar que está tudo bem contigo.

IC disse...

PARABÉNS :D
É tão bom saber que tudo caminha num bom sentido!

E já agora, não vale ficarmos aos soluços com textos desses....

Caramba, afinal de que feita és tu??

Beijos e um abraço bem apertado! :)

Inês

Pedro Castro Costa disse...

Olá Primaça,
Desculpa o silêncio dos últimos tempos, mas os novos projectos profissionais não deixaram tempo para nada.
A mudança de casa, em Junho, também não ajudou...

Vejo que tudo continua a correr bem convosco. Ficamos muito felizes por ti e pelo Puma.

Beijocas

Branca disse...

Li este post com muita comoção, quer pela ternura das crianças e dos pais, quer pela tua vitória. Apesar de nos últimos tempos andar mais caladita, mas sabia-te bem acompanhada e lembro-me das nossa conversas, dos dias intensos do início, do que dissemos no primeiro dia e sabe tão bem ver que apesar de todas as dificuldades valeu a pena lutar com todas as armas.
Fico imensamente feliz.
Mil beijinhos para ti e para o Puma.
Tia Branca