10 de março de 2009

Dúvidas



Os dias têm fluido com a normalidade possível. O fim-de-semana foi de introspecção, precisava de estar sozinha. Depois de tantos meses a respirar e viver BICHO a relação entre mim e o Puma encrespou-se um pouquito. Nada de grave, é só cansaço.


A rádio provoca um tipo de desgaste diferente da quimio, não é tão violenta à chegada, mas deita-me completamente por terra.


Ontem cheguei a casa com muita tosse, picadas na garganta, rouquidão, nariz ferido por dentro, a face vermelha e ligeiramente inchada e febre.

Não consegui comer. Durante todo o dia só bebi um caldo de canja e não é por falta de apetite, é pela impossibilidade de engolir.

Tenho apresentado queixas às técnicas, mas dizem-me sempre: "Não está medicada?" " Então é continuar, se piorar diga".


De facto achava que estava medicada, há 10 dias atrás uma médica da radioterapia receitou-me brufen 600 de 12 em 12 h, já tomei a caixa toda e melhoras...quase nada.

A minha farmacêutica alertou-me que considera a toma muito prolongada para alguém que acabou quimio, o fígado pode ainda não ter recuperado...não sei o que fazer... e o que é piorar? É deixar de falar? Deixar de engolir?


Toda a gente na radioterapia ouviu a minha tosse ontem (impossível ignorar, parece que estou tuberculosa) e alguém da enfermagem até comentou, mas não fui vista por ninguém.

O Puma quando me viu assim telefonou para o hospital, para falar com a médica, mas não se encontrava. Descreveu a situação, mas não havia ninguém disponível. Telefonou ainda para o hospital de dia de oncologia e lá conseguiu falar, mas responderam que à distancia era impossível fazer diagnósticos.


Passado algumas horas a febre baixou, sem que tivesse tomado nada. Pude então ir a uma consulta de neurocirurgia à Reboleira. As minhas hérnias discais precisavam de um relatório para a Junta Médica, então tive mesmo de me arrastar até lá.


Cheguei a casa à meia noite, exausta.

Daqui a pouco vou fazer novo tratamento, vamos ver como corre.

Acho estranhisssimo nunca mais me terem marcado uma consulta de acompanhamento. Sempre que me consultam, ao fim de muitas queixas é em pé, num recanto qualquer, á pressa.


Não fiz análises antes de começar os tratamentos, tendo inclusivamente alertado na segunda sessão, que quando fiz o último ciclo de quimio me encontrava com a hemoglobina a 11.0, um pouco baixa. Mas tal facto foi desvalorizado pela observação aos meus olhos...uma certeza que indicou que não estaria anémica...


Não sei se é legitimo, mas com todo este cenário chego a ficar com dúvidas, se de facto a rádio, não estará a atingir alguma zona que não deva...


Queridos e adororados Seres de Luz, beijos enormes.

Deixo ainda um miminho especial para o novo rebento do casal Fragoso e outro para a Cláudia Romão, que tem estado hospitalizada.

25 comentários:

Maria de Lourdes disse...

Olá Lili
eu não fiz rádio, mas tenho uma vizinha que fez e também se queixava do mesmo, no entanto não desistas de te queixares.Quanto á anemia eu quando acabei a quimio estava a dez e recuperei bem,mas também tem a ver com a tua dificuldade em te alimenteres em condições, tomas sumo de beterraba?.
Querida não desanimes se Deus quizer estás na reta final da tua luta:um bejinho grande para ti

Lina Querubim disse...

Olá Lily bom dia,
já tinha saudades de te ler mas vamos lá a animar!
Insiste nas dúvidas quem tens com médicos ou enfermeiras, a radio cansa muito sim e fiquei com tosse e outra Amiga tb. Em relação á anemia como diz a Maria quando terminei tudo a quimio e radio estava anémica tive que tomar ferro durante um tempo depois repeti as análises e estava bem e o ferro foi interrompido.Também tinha colesterol que tomei Sinvastatina 3 meses que acabei. Em setembro faço novas análises isto com a médica de familia ela é que tem estado atenta a isso se ainda tiver tenho que os tomar para sempre!
É assim Lily nós tratamos de um problema e depois os comprimidos e tratamentos que fazemos fazem mal a outras mas temos que lutar sempre, nunca podemos desistir força e pensamento positivo e vamos lá cantar logo pela manhã nem que seja em pensamento :) beijokas grandes e cuida-te!

Isa disse...

olá Lili, tens que insistir e ser vista pelo médico de radioterapia, uma vez que dizes que não te sentes bem.
As coisas melhoraão, e já não falta tudo, tem esperança amiga.beijinhos

Zezinha disse...

Olá Lili..nao te posso ajudar nas tuas duvidas..mas deves insistires no acompanhento.. até k nao te sentes bem..bem e como a Issa .. já não falta tudo..mas k te melhorem as condições fisicas para aguentares o resto na melhor medida dentro do possivel..bjo doce e descansa mto..

Nela disse...

Numa situação normal, sem queixas, a consulta de revisão faz-se a meio do tratamento ou até um pouco mais para a frente. Mas havendo queixas, acho que deves insistir para antecipar essa consulta. Consulta mesmo, não conversa de corredor.

Beijufinhas grandes

HelenaB disse...

Olá Liliana...Eu disse te das outras Senhoras que tinham tosse!
Nao tens nada,sao os efeitos da radio Linda.Se nao melhorares,vai a uma farmacia e compra o xarope Codipront!Foi o que deram ás Senhoras...eu li,eram capsulas para uma e,xarope para outra! A mim,quando vim de ferias e fui daqui com tosse e rouca,o meu medico lá,tambem me deu esse medicamento em xarope,fez me bem em poucos dias...Lembrei me logo das Senhoras que,ficaram boas passado poucos dias!
Agora nao desanimes e pensa que falta pouco tempo Liliana.
Alimenta-te bem,come muita fruta,manga,avacates,kiwis e sim,tambem muita beterrava e espinafres...fazem muito bem.
Só te desejo que tenhas muita força,paciencia agora que falta pouco.Vamos Liliana...Beijinhos.Helena.

Lina Querubim disse...

É assim mesmo Nela de duas em duas semanas temos consulta com a Dra da Radio pelo menos no IPO e as próprias técnicas estão autorizadas a estarem atentas a qualquer coisa que não esteja bem e falarem com a Dra a contar o que se passa!
Beijinhos para todas e especial para a Lily

Cristina J. disse...

Lily... sff insiste nessa consulta.
Insiste tanto, que nem que seja por já não te conseguirem ouvir alguém te dê atenção num gabinete a sério e fale contigo e te esclareça.

De conversas de corredor percebo eu, infelizmente!

Agora quanto ao teu Pumazinho, oh filhota, até os casais que não passam por esta adrenalina toda e por esta pressão tão grande têm os seus arrufos, imagine-se vocês.
O amor acaba por ser a "compressa" destes arranhões.

Bjokas grandes e desejo de coração que hoje tenhas um dia menos cansativo e consigas ingerir algo sem grande sofrimento.

Anónimo disse...

Olá Liliana
Quando fiz radio tinha consulta de 10 em 10 dias, no IPO. Tens de ser acompanhada, bem acompanhada. Como já disseram, insiste. Tens esse direito.
Desejo do fundo do coração que melhores.

Muitos beijinhos e está quase.

VandaReis

Anónimo disse...

Lily, depois de ler todo o teu relato, fico sensibilizadissima e revoltada por tudo, é transportes... é tempo de espera... é tudo que um ser humano debilitado não pode, nem deve ter, não tenho palavras, desejo de todo o meu coração que aguentes firme e que o FINAL seja VITORIOSO e vai ser... tenho a certeza.
TODA A FORÇA DO MUNDO.
Natty

Alda disse...

Lily, tantas falhas e tanta frieza, deixa os doentes angustiados... Continua a queixar-te até te ouvirem! Força querida amiga! Que tudo melhore para ti!
Uma beijoka!

Isa disse...

Lily
Eu fiz 27 sessões de rádio e todas as semanas à segunda-feira fazia análises e à terça tinha consulta. Nao tive grandes queixas a não ser a partir do 22º tratamento, uma alergia à pomada e à gase que me fez interromper a rádio por 15 dias.Mostra se necessário os nossos depoimentos, e não te deixes abater, eu fui tratado no IPO do PORTO, e lá foi assim. Não desanimes, força amiga!
Um beijo
Isabel

Carecaloira disse...

Amiga,

insiste para te verem. Eu estou como a Isa, todas as sextas faço análises e á segunda tenho consulta com a médica, que me observa, pergunta como estou, se sinto algo diferente, tudo. E estão lá todos os dias e sempre disponiveis.
Eles têm de te acompanhar como deve de ser, faz-te ouvir.

Aguardo boas noticias.
Beijinho
Marina

May Alek disse...

Lily, não fiz radio, mas o que percebo é que está faltando um acompanhamento médico no seu caso.
Nos hospitais públicos, de modo geral, é tudo muito lento e há muitas falhas. No meu caso, por exemplo, só agora me disseram que eu deveria ser acompanhada por um clínico! Sorte que tenho a minha médica homeopata, que foi me orientando. Outra coisa que descobri: solicitei cópia de todo o meu prontuário e lendo-o com calma notei que os médicos registram apenas o absolutamente essencial, ou seja, o que é padrão. Todas as nossas queixas ficam suspensas no ar! O tempo que passei com a psicóloga mereceu apenas 2 linhas, para cada consulta, quando muito! E as anotações variavam assim: "paciente fragilizada emocionalmente" ou "paciente com bom humor" e terminavam sempre do mesmo modo: "segue em acompanhamento". A maior parte das anotações, no entanto, ou está em letra ilegível, ou em código.
Enfim, Lily, não desista, continue exigindo os seus direitos e cuide-se bem. Sim, porque a verdade é esta: nós cuidamos de nós.
Um beijo grande.

Brisa disse...

Minha querida amiga por favor não desanimes, continua a lutar como sempre tens feito até aqui. Deves continuar a pedir que te observem. Eu estarei sempre aqui bem pertinho de ti para o que precisares,enviando-te sempre pensamentos positivos.Também temos muitas saudades tuas. Vais ver que falta pouco. Beijinhos

Simplesmente Maria disse...

Liliana

Costumo seguir o seu blog, nunca comentei, hoje pareceu-me oportuno porque me apercebi que se sente em baixo astral.

É normal que após todas as etapas por que tem passado o corpo comece a ressentir e por arrasto o espírito.

Sei do que falo, já passei pela mesma situação, tive dias muito maus, muito maus mesmo, mas estava determinada, eu queria viver e conforme as energias faltavam de repetente fazia-se luz e a energia emergia de volta.

Também há dias que queremos estar na nossa paz, no nosso canto, sózinhas, no sossego, não por não gostarmos de quem nos apoia, de quem gosta de nós de quem se preocupa com o nosso bem estar, mas porque nos sentimos somente cansadas, muito cansadas quase a chegar à exaustão.

Por muito complicado que estejam os seus dias lembre-se que tem que lutar, acreditar, amar-se a si mesma, continuar a amar os seus e essencialmente amar a vida.

Hoje a vida para mim tem um significado muito maior, quero viver um dia de cada vez com intensidade sendo feliz mas fazendo também os que mais amo felizes.

Tenho fé, peço por mim e por todas as guerreiras que passam por esta doença.

Muito sinceramente acredito que a sua situação clínica deverá ser deviamente seguida o que não me parece que está a acontecer pela parte dos clínicos, pos não é aceitável que com as suas queixas não tenha consultas de acompanhamento, apoio psicológico, e essencialmente atenção merecida pela parte dos técnicos de saúde que é de seu direito.

Não se cale, nós temos direito a assistência digna.

Pertenço ao distrito de Santarém, fui seguida no Hospital de Santarém e só tenho bem a dizer de todos os profissionais.
Desde o 1º dia fui sempre seguida pelo seneologista-cirurgião, pela oncologista e mais tarde pela psicóloga. Sempre fiz análises antes de qualquer dos tratamentos sempre com consulta de oncologia antes de os iniciar. Sempre cuidadosamente tratada. Como hospital público só tenho a dar o meu muito obrigado aquela equipa.

Exija que tem que ser consultada e vigiada com maior frequência pois a sua saúde assim o exige.

Desejo-lhe que consiga ultrapassar esta fase menos boa e acredite que todas as Guerreiras estão a torcer por si.

Beijinho

Mrs. Sea disse...

A hemoglobina quando está a 11 está baixa, mas nada de alarme... só quando está abaixo de 10 é que deves levar sangue! De qualquer forma, nunca deixes de comer, mesmo que te custe, porque deixar de comer é desistir... Faz um esforço amiga... Tenta comer nem que seja só um bocadinho, para o sangue subir de nível e assim ficares mais forte... Com persistência tudo se consegue... Tenta lá e depois conta-me os resultados! :)
Quanto às consultas, insiste e insiste! Como sabes, o médico do meu irmão também era assim, tipo Dr. House! E nós andavamos atrás dele à espera de uma palavra... e às vezes não conseguíamos, outras vezes conseguíamos qualquer coisinha... Mas o meu irmão começou a entrar na onda dele e já tinha respostas prontas para lhe mandar, tal era a escola! :)
Bjins

Anónimo disse...

Linda Fénix, pelo que sei, a meu do tratamento mais ou menos deveria ser feito exames, mas no caso de haver queixas, dve se contactar imediatamente o medico, por isso amiga, tens de falar com o teu médico da radioterapia,insiste nesta situação,levei horas sem fim, perdida no hospital, mas não arredava pé sem falar com o médico, nem queria mais ouvir o que dizia a assistente, o porteiro e esse gente toda, o médico está lá para isso mesmo.
Não baixes os braços Linda, vai tudo correr bem, apesar dessa confusão toda.
Sabes eu adoptei o sistema de " Para quê falar com os Anjos se posso falar com Deus"... entendes,se estiveres demasiado cansada, pede a alguem que fica lá até falar com quem de direito.
Beijos
Vanda

IsaLenca disse...

Força Lili e insiste e insiste até te darem todas as explicações. Os arrufos com o Puma são normais e os 2 devem canalizar as unhacas do puma para obterem toda a assistência necessária.
Bjs

Quem Não Tem Cão disse...

Beijo!!

Lina Querubim disse...

Beijinhos Lily e que a semana e os tratamentos tenham corrido melhor!
Fica bem!

Gigi disse...

Ao ler este teu post, até fiquei com receio de fazer rádio.

Sabes o que tens a fazer? Pedir o livro de reclamações, todos os serviços são obrigados a te-los.

já chega, tenho acompanhado o teu caso e já me parece demais.

Não desistas, tu tens força e mereces ser tratada com dignidade.

beijos grandes e obrigada pelo vosso apoio.

Anónimo disse...

Um beijinho e não desistas!

Lina Querubim disse...

Olá Lily espero que estejas melhorzinha da garganta e se assim fôr vamos lá a comer, tu que comias tão bem as comidinhas da Mãe eu deste lado ficava com água na boca :p sabes? eu adoro comer :))
Viste a Gigi???
É um exemplo vamos lá lutar contra tudo e todos!!!
Vamos vencer tb Lily!!!!
Beijokas grandes!!!!

PS Puma aperta com ela já chegou até aqui falta mais um pouco ;)

nanda disse...

Olá Lili não me conhece mas estive a ler o seu comentário da radioterapia, pois é eu acho que ali nos sentimos abandonados. O meu filho tem um linfoma de hodking desde 2007 fez quimio e radio em 2008 voltou fez quimio e auto transplante mais ou menos ao mesmo tempo da srª Gigi. Portanto ele no ano passado fez radio e aí não havia a pediatra a perguntar se havia queixas a médica dele da radio era drª Francisca só foi visto no inicio e no fim, durante o tratamento era só por creme, se tinha outra queixa eu ia á pediatra lá do ipo ou seja a médica dele. Felizmente não teve muitas queixas nem queimou a pele.
AS melhoras e tudo vai correr bem temos que ter esperança, e força.
Bjs