14 de agosto de 2009

ET phone home



Há dias na rua algumas colegas fugiram de mim.
Depois de um primeiro olhar de pânico, mudaram de passeio e esgueiraram-se pela primeira travessa que encontraram, o que me deixou perplexa e atónita.

Já tenho encontrado outros colegas, mas nenhum tinha reagido assim, muito pelo contrário.

Hei, pessoal?! O cancro de mama não se pega!!! Podem estar tranquilos que não há o menor risco de contagio.

Também não estou à espera que tenham algum discurso preparado quando me abordam. Façam de conta que estive de licença fora e agora volto.

Eu continuo a ser a mesma pessoa ... bem um pouco mais gordinha ... e com menos cabelo, menos uma mama, mas o que isso importa? Tenho o mesmo sorriso de sempre, a graça na ponta da língua e a gargalhada fácil.

Estou certa que sabem disso, pois muitos foram os colegas que me receberam com ternura e carinho, dando-me abraços e beijos, há cerca de 2 meses, quando fiz uma breve visita a um dos departamentos onde já trabalhei.

Fiquem bem.
Beijos e orações

13 comentários:

Mr. NEO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr. NEO disse...

Olá!!
A minha menina, como sempre expõe aqui o ridículo de algumas mentalidades...
Para os menos informados, cancro é uma doença genética e de mutação de genes... ora seja NÃO TRANSMISSÍVEL!!!
Não é um vírus, nem uma bactéria, não é um fungo... enfim não é contagioso!!

Quanto ao facto de muitas pessoas não conseguirem lidar com a situação, e prefiram ignorar que o risco de virem a desenvolver cancro... Isso revela mentes fracas... É a doença do Sec. XXI, e veio para ficar, já existe desde os primórdios dos tempos, as mutações resultaram nas evoluções diversas que criaram as espécies actuais. O que nós chamamos de Cancro é a mutação maligna das células, que é destrutiva para o nosso organismo.

Recomendo que falem mais abertamente sobre isto, pois todos somos meros mortais que por aqui andamos de passagem, e o que deixa-mos cá são as nossas acções e o resultado delas.

Reflictam sobre isto.

Beijos e abraços de Luz!!

PUMA

Lina Querubim disse...

Olá Lilly
Vejo que estás de volta :) li o que escreves-te e não teriam elas se sentido surpresas e sem saber o que dizer???
Nem toda a gente tem a capacidade de encarar o cancro da mesma forma...não sei se já te tinhas cruzados com elas antes...eu por exemplo, não vou a funerais e tenho imensa dificuldade em dizer: "os meus sentimentos" olhando nos olhos da pessoa que está a sofrer!
Mas nesta parte da doença consigo chegar á pessoa e falar, acarinhar, etc...
Isto sou eu a falar nem conheço as tuas colegas.
Bem...o importante é que estás de volta e melhor assim o espero :))) beijokas

Beatriz disse...

nao liga nao... voce esta muito bonita. eu ainda estou bem careca. minha cirurgia sera segunda feira dia 17. voce nao fez reconstrucao? um abraco, sua amiga seguidora de seu blog no Brasil, Beatriz

Lisa disse...

Olá Miguita,

Desculpa a ausência, mas com as meninas em casa, a net não sobra para mim.

Sabes que podes contar sempre comigo. Tens o meu telemóvel. Ok?

Não ligues a essas situações. Sem querer, por vezes, as pessoas são muito cruéis, mas tu és superior a tudo isso.
O importante é estares bem contigo própria e isso sei que estás.

És um ser maravilhoso e elas é que ficam a perder.

Aproveita bem estes dias de verão maravilhosos para te encheres de energia para a nova etapa da tua vida que se avizinha.

Beijos carregados de carinho.

Lisa

Papoila disse...

Olá, Liliana.
Não sabendo o contexto do teu reencontro, penso que de facto há pessoas que têm mais dificuldades em lidar com as doenças. Por muitas palavras que faltem, é pena é não saberem que um sorriso muitas vezes faz milagres.
Desejo que continues a sorrir e que a vida te sorria ainda mais (colegas incluindo).
Tudo de bom!
Fátima

rita doroteia disse...

Olá Querida

Como é dificil que as pessoas entendam que o cancro não é transmissivel, e quem diz o cancro diz outras doenças, sabes, há muita gente assim....
Só há 2 remedios, ou indiferença ou falar, e tentar explicar ás pessoas em questão que Tu continuas a ser a mesma Lili!

È dificil passar por estas situações, mas eu sei que Tu vais conseguir, porque Tu és mais forte, e mais corajosa do que elas!!

Pensa comigo, Tu conseguiste ultrapassar o cancro, conseguiste expor a tua vida num blog, sem medos ou receios. Lutas todos os dias pelos teus direitos enquanto doente e cidadã. Tens sempre coragem nas palavras e meiguice no sorriso. Tiveste as tuas fraquezas, concerteza, mas nunca baixas-te os braços!!

Quantas, tantas pessoas que caladas sofrem, que sem querer conhecer a doença ou encara-la com garra, ficam isoladas do mundo. Tu não!! Foste á LUTA!!!!! Não paras-te!!
Ès ou não és mais forte e mais corajosa que elas?! És ou não és uma GUERREIRA! CLARO!!!
Tenta, não ligar a essas atitudes e não deixes que elas te perturbem.
Fica bem e um bom fim semana!!
Beijos cheios de saudades

Rita Doroteia

Graça disse...

olá Liliana,
isso é muito estúpido, mas também já me aconteceu, mais do que uma vez! não consigo entender!!...
ás vezes cruzo-me com as pessoas e falo-lhes como fazia antes da doença, e algumas fazem de conta que não me conhecem, posso estar um pouco diferente, por ter menos cabelo, mas não estou irreconhecível!! (também fico um pouco triste pelas mentalidades mesquinhas), acho que o que choca mais essas pessoas é a aparência, e não o que nós sentimos/sofremos, porque isso não se vê!.
Não nos vamos chatiar com isso!, dispensamos esse tipo de "amigos".
O mais importante é que consigamos ser fortes nesta luta até ao fim, com o apoio dos nossos familiares e dos AMIGOS verdadeiros, que estão sempre onde nós precisamos.

beijinho
graça

May Alek disse...

OLá, Lily!
Que bom saber que está melhor e vai voltar ao trabalho. Isso é o que importa. No mais, é seguir em frente!
Vi as fotos do restaurante e fiquei babando.
Beijos e um ótimo fim de semana!

Irene Lobo disse...

Olá linda!
Pois não sei o que te dizer e nem quero saber quem são essas colegas, que afinal também são minhas colegas.
Infelizmente temos também ao nosso redor pessoas que a troco das "impressões... coitadinha" tentam desculpar-se.
Da minha parte sabes que eu terei o maior prazer em passear contigo, estar contigo seja onde for para que essas nossas colegas vejam.
E podes crer que ficarei muito feliz se fores ao SAOA-Secção de Apoio aos Orgãos Autarquicos (onde estou agora) para de dar um grande beijo e um grande xi, à frente de quem quer que seja e sem medo de nada... nem da gripe A.
Volta querida, estarei lá sempre a contar com a tua amizade e a dar-te a minha em troca.
Beijos enormes para ti e para o Puma.
BOM REGRESSO COLEGA AMIGA.

Alda disse...

Liliana, tu és superior a essas atitudes... Não interessa perder tempo com pessoas assim não achas?
Dá a tua amizade só a quem merece!
És linda por fora e por dentro.
Gosto muito de ti miúda.

Muitos beijinhos

Nela disse...

Lily, isso não é medo de contágio, eu acho. É medo de se ser confrontado com uma doença que se teme mais do que qualquer outra.
Medo, também, de não saber o que dizer. Medo de ver reflectido no outro o que nos pode vir a atacar um dia... Medo!
Não faz mal, Lily. Passa à frente.
Muitas beijocas

Iter Animus disse...

É o mito do cancro... que nós já ultrapassámos, "convivendo com ele". Ao meu chamo-lhe "amigo GIST" [para o tormar mais "amistoso"...]


http://escritosdispersos.blogs.sapo.pt/154710.html

Bem haja.

Com saúde, muita coragem e uma visão bem diferente da VIDA (para melhor, obviamente!)!