12 de julho de 2009

Sexualidade e cancro de mama - resposta a e-mail


Geralmente recebo muitos e-mails, uns transbordando de carinho, encorajando e motivando, outros a pedir esta ou aquela informação, mas recentemente recebi um e-mail que penso carecer de uma resposta global e não individual.

Quem enviou também padece de cancro de mama e sente problemas no que respeita à sua vida sexual, no entanto não consegue expor o assunto ao seu médico. Fala da omissão do tema e não sabe como aborda-lo.

Compreendo que muitas doentes tenham inibições em falar no assunto, mas tudo aquilo que afecta a nossa qualidade de vida tem de ser falado, só assim podemos obter ajuda e melhorar.

Se devido a mudanças hormonais, fruto de reacções quimicas ou até por se entrar na menopausa, a nossa sexualidade fica afectada devemos procurar soluções. Não é vergonha falar de sexo. Faz parte do nosso bem estar. Os médicos podem não se lembrar de referir este ou aquele aspecto, mas estão preparados para nos ouvir e arranjar soluções.

Eu sei daquilo que falo, pois também eu senti os efeitos dos tratamentos de quimio, da mastectomia e da menopausa na minha vida sexual. Também eu sofri de falta de libido e secura vaginal, não é vergonhoso admiti-lo, e obtive ajuda médica.

Não deixem que certos TABUS vos embarguem os relacionamentos, vocês têm o direito de serem felizes e de ter uma vida sexual saudável.

Envolvam os vossos parceiros em todas as questões e procurem soluções em conjunto.
Por vezes eles não entendem as situações porque as mesmas não são partilhadas.
Sei que muitas vezes as mulheres têm receio de se expor perante os companheiros com medo que o egoísmo ou falta de conhecimento dos mesmos origine abandono, mas tentem.

NÃO SE ISOLEM!!!

NÃO COMPREM PRODUTOS SEM OPINIÃO MÉDICA SOBRE A SUA ACTUAÇÃO NO VOSSO CASO;

NÃO USEM O QUE "A AMIGA" USOU, CADA CASO É UM CASO!!

NÃO VEJAM O ASSUNTO COMO UM TABU, ENCAREM-NOS DE FRENTE!!

Espero ter ajudado e já sabem, o meu e-mail está sempre disponível!

Beijinhos com uma cobertura especial de chocolate para vós, queridos amigos.

8 comentários:

Branca disse...

Uhm! Chocolate!
Eu levo o chocolate. :)

Parabéns por seres quem és, tão querida, tão interessado nos outros e partilhares de forma tão aberta informações preciosas.
Já agora aproveito para acrescentar que tudo o que dizes serve também para qualquer mulher em menopausa, :)
Partilhar tudo com o outro e por vezes com os outros é meio caminho andado para encontrar soluções.
Fica bem e tem um Bom Domingo.
Beijinhos para ti e para o Puma.
Branca

Rita Doroteia disse...

Olá Lili

Que lindo.....realmente és maravilhosa! Eu já sabia disso, mas cada vez tenho mais certeza. Estás sempre pronta a ajudar, tens sempre 1 palavra amiga, 1 conselho, um sorriso, um beijinho. E são estes pequenos grandes gestos que ajudam quem mais precisa.

Tens ajudado muita gente, com a tua luta, a tua coragem e como exemplo de vida que és!!

Desejo-te um optimo domingo.
Bejinhos para o Puma

Ah!! Pode ser beijinhos com chocolate e uma boca de gelado?! É que com este calor apetece uma coisa fresquinha!!:)

Para ti mando-te um beijinho especial, com sabor a crepe com gelado e chocolate quente......huuummm, (é 1 dos meus preferidos). Espero que gostes....:)

Beijos mergulhados em saudades

Adoro-te

Rita Doroteia

laura disse...

*****

É bom que as pessoas comecem a desfazer tabús... também já é tempo.

Eu já estou fora de prazo... mas fui sempre aberta aos problemas, até nem pareço ter nascido no antigamente. Mas isso depende das pessoas, claro.
Noutros tempos a "coisa" era pecado...
Ainda há muita gente nova com tiques de pureza... mas a essas a genta não liga.

Beijão,
laura

Nela disse...

Boa chamada de atenção, Lilly.
Parece-me ainda um tema pouco falado entre doente e médico. Eu sinto isso e tive que procurar informação fora do âmbito das consultas do IPO.
E não há dúvida de que é preciso algum investimento primeiro em informação e depois em alguns auxiliares medicamentosos para que a sexualidade tenha o mesmo apelo que tinha anteriormente.
Obrigada Lilly por abordares este tema.
Beijinhos

Alda disse...

Belo post Lily, e decerto que vai ajudar muita gente.
Um grande beijinho

IsaLenca disse...

Boa informação que vai ajudar a tirar algumas dúvidas a muitas guerreiras!

Bjs

Maguie Barreira disse...

Grande tema Lili

e fantastico a maneira como abordas este tema parabens és muito querida mesmo
obrigado por existires

um beijinho enormeeeeeeeee

May Alek disse...

Ótimo post, Lili! É sempre bom poder partilhar experiências e este assunto é de fundamental importância.

Adorei a mensagem que deixou no meu blog, sinto na resposta uma voz muito amiga. Obrigada!
O melhor pra você!
Beijinhos com chocolate são muito bons!