30 de novembro de 2008

Só mais um bocadinho...


Já estou um pouquito melhor, de cama ainda, mas em franca recuperação.

Este tratamento foi muito atribulado. No dia em que o fui fazer, as minhas análises tinham desaparecido (24 h depois de terem sido feitas). Saber o resultado das análises é vital, sem ele não se podem ministrar os quimicos. Temos de ter a certeza que os valores estão bem, se não o tratamento tem de ser adiado. Mas existir um desaparecimento de análises é coisa rara, raríssima, aliás!!! Explicação: o Hospital de Santa Maria está a implementar um novo sistema de recolha de sangue para análise.

Em vez de ser com a tradicional agulha e seringa, agora é com a agulha enroscada directamente no tubo de ensaio. Mais seguro, é certo, uma vez que evita a possível contaminação de amostras, mas cada vez que muda o tubo, desenrosca-se a agulha (que fica espetada no braço) e volta-se a enroscar novo tubo. Agora imaginem a quantidade de enrosca e desenrosca!!!!

É muito mais doloroso. O meu bracito ficou dormente e claro a nódoa negra da praxe na veia!!! Com o novo sistema vem também um novo modo de processamento das amostras. Nesta novidade toda, as minhas análises ficaram em parte incerta.

Depois de algum tempo de espera, encontrou-se uma solução - tirar sangue outra vez. E lá veio mais uma picadela!!! Três horas depois, nova picadela, desta vez para fazer o tratamento.

A indução da quimio demora cerca de duas horas, mas desta vez até passou depressa, pois encontrei lá uma companheira dos tempos da cirurgia. Ainda me ri um bom bocado, quando ela disse : " Estás mais gordinha, foi de comeres a comidinha toda enquanto estiveste internada, não foi?" - hehehehe - é verdade, comi sempre tudo (ás vezes ainda me pergunto como, mas a verdade é que comi). Toda a gente ficava admirada, e eu dizia: "Vou comer tudo, sempre, porque assim recupero mais depressa e vou-me embora para casa rapidamente". Só posso dizer que resultou. No segundo dia de internamento já houve ordem para me serem retirados os soros. As análises já indicavam níveis razoáveis e oito dias depois estava com alta.

É curioso, sabem, todas as doentes, auxiliares, administrativos (as), enfermeiros (as), sempre me acarinharam no internamento. Diziam que eu era uma valente e que o meu esforço por melhorar e estar sempre bem disposta, a rir e a brincar, era um exemplo positivo para as outras doentes. Eu acho que era a vontade de viver , que se renova em cada tratamento, mesmo quando são mauzinhos, como este.

O meu nariz, desde o primeiro dia que está sempre a sangrar, o que que faz com que esteja mais débil e desta vez para além das dores ósseas e musculares tive vómitos e uma diarreia que teima em ficar. Mas nada de alarmes, está a ser controlada para que a febre não se faça sentir.

Haja comprimidos, que a malta aguenta!!!



Também tem ajudado muito as vossas mensagens. Todos os dias reúno forças para ligar o computador, nem que seja por breves minutos para as ver. São maravilhosas, vocês são fantásticos, volto sempre para a caminha muito mais forte.

Lá para segunda- feira já estou como nova. Um bom fim-de-semana para todos vós, queridos seres de luz. Obrigado por lutarem comigo.

Beijos e orações

18 comentários:

Alda disse...

Olá Lily,
Hoje quando abri o PC vim logo ao blog ver as novidades... que alegria ver que tinhas um post novo!!!
Força minha amiga, é realmente só mais um bocadinho...
Logo, logo ficas melhor! Que Deus te ajude sempre!
Beijinhos para ti e para o Puma!
Gosto muito de vós!

Lina Querubim disse...

Olá Lily!
Já falta pouco e tens sempre um sorriso nos lábios e assim que se vence ,eu tb era como tu sempre de sorriso e com força para que tudo terminasse o mais depressa possivel fazia tudo o que me diziam e fazia todos os possiveis e impossiveis para me resguardar para não ficar pior, não saia de casa e fiz a quimio no verão de vez enquando dava uma volta mas por pouco tempo porque nem eu aguentava ficava muito cansada.Agora tu apanhas este inverno tens que ficar de castigo mesmo :)
é por uma boa causa depois vais curtir muito ;) beijokas e que essa ressaca vá depressa embora!!!

Branca disse...

E é mesmo, lutaremos sempre contigo.
E agora que me recordaste as contas dos tratamentos, que a minha cabeça já está velhota, vai ser um instantinho esta fase final, 3,2,1 e já está, eheheh.
Espero que aproveites bem estes dias e recuperes depressa desses efeitozitos secundários.
Volto amanhã.
Um beijo grande.
Tia Branca

Lisa disse...

Boa, amiguita!!!
Belas palavras as tuas!!!
Com tamanha valentia, o inimigo que se cuide!
Esse sorriso é uma arma poderosíssima nesta tua luta. Sorri sempre!

Olha amiga, esse sistema de recolha de sangue de que falas, já é utilizado cá há algum tempo. Concordo contigo. É mais doloroso, mas se fizerem a transferência de frasquinho com calma, tudo bem. O pior é quando são bruscos.
Terça Feira também vou à recolha de sangue (como vês, toca a todas) ;)

Segue o conselho da Lina, fica por casa, bem quentinha, para não adoeceres. Quando menos pensares, já tudo passou e não vai faltar tempo para saíres.
O ano passado, no verão, estava a fazer tratamentos de quimio e para não ficar doente, praticamente não saía. Este ano tive a desforra.

Espero que melhores rápido e apareças no nosso cantinho. Ok?
Gosto muito de ti.

Beijos doces para ti e para o puma.

Lisa

Anónimo disse...

ola lYlY
Mais uma guerra hem? Bom gostei de ver essa cara animada, esse mau feitio que nos anima e leva ao delirio em situações que bem... va se la saber.
agora é arranjar mais umas forças,e volta cheia de genica como sempre a conhecemos, VIVAÇA PA CARAÇAS.
bjs da luisinha

Anabou disse...

Olá miga, isso não está fácil... Como é que podem perder análises!! realmente este país vai de mal para pior! Só desejo que melhores depressa para poderes viajar com o teu puma. Em breve
dedico-te mais uma foto. Beijinhos grandes e força!!! Anabela

O-ren Ishii disse...

Ola!
encontrei o teu (será correcto, tratar por tu?), numa pesquisa acerca do cancro de mama no google.... Li-o praticamente todo e fiquei emocionada com a tua força de vontade! Acredito que vais facilmente ultrapassar tudo isto!
Só queria deixar aqui a minha força :)
beijinhos

To e Li disse...

Olá Lily!!!
Que bom vir aqui e ver noticias fresquinhas
da nossa valentona, tirando a parte das picadelas e dos enjoos vale a tua boa disposição.
É pena ser inverno, pois não podes mesmo sair de casa, o tempo não está a teu favor, tem cuidado!!!
Eu estou aqui sempre a torcer por ti.
Beijinhos para ti e o teu Puma

Linda

O-ren Ishii disse...

ola! obrigada pelos comentários e pelos links, vou falar com a minha amiga... obrigada :)

beijinhos

Unknown disse...

Olá Liliana

Fiquei contente pelas noticias e é verdade é ,só mais um bocadinho e a "bixarada" vai pro lixo hehehe.
Acerca da perda das analises infelizmente por vezes acontece ,não deveria é certo mas quantas centenas de colheitas sâo feitos por dia ?
Eu por acaso tenho opiniâo diferente sobre essa "nova" forma de colheita, foi no IPO que pela primeira vez me fizeram a colheita com a "borboleta" e os vidrinhos de vacuo e FOI CINCO ESTRELAS sem dor e só uma picadita , estou a comentar porque eu sou daqueles que para verem a minha canalizaçâo de sangue só com LUPA hehehe até já fugi do Curry Cabral de tanta picadela parecia um passador ( é verdade) por favor nâo se riam tá bem hehehehe.
Ao longo da minha breve vidinha tenho sido vitima de várias picadelas de pessoas que deveriam ter a capacidade de ter mais cuidado e uma maior tecnica mas infelizmente isso não acontece e devo dizer que fiquei bastante surpreêndido (pela positiva) quando me fizeram as várias colheitas de sangue no IPO, indolor e sem nodoa negra muito diferente do que me tem acontecido noutros sitios.
Bom já "vi" que a Liliana é UM BOM GARFO , pois até o farnel do Hospital não fica no prato vou ter que me esmerar nas ementas no meu blog hehehe
Bom,as melhoras e força com os compremidexs hehehe
ABRAÇO extensivo ao Puma

jorge

Isa disse...

ola lily, é bom ver-te por aqui e ver a tua força.um beijinho grande e recupera de pressa.
Eu tb durante a quimio tive fortes dores, mas felizmente o que é menos bom, tb passa, por isso é so mais um bocadinho, como tu tão bem o dizes.beijinhos

Emilia Almeida disse...

Bom dia Lily!
Fiquei muito contente quando aqui cheguei e vi novo post.No fim de semana estive sem net e não acompanhei as novidades.
"Só mais um bocadinho..."É assim mesmo já falta pouco para a minha sobrinha linda ficar boa.É bom vê-la assim bem disposta nesta luta que vai vencer.
Continua a agasalhar-te porque o frio está demais.
Aqui de minha casa vejo a serra de montemuro toda cbertinha de neve.
Um frio de rachar o que vale é a lareira.

beijinhos

Tia Mila

Anónimo disse...

Entao Prima, como vai tudo? Disseste que lá para segunda-feira estavas outra vez com as pilhas a 100%. É assim?
Continuamos a estar em cada momento contigo.
Um beijo

paula disse...

fico muito feliz por te ver com tanta força...
não te preocupes daqui a uns tempos já fazes como a maria (ela abana os tubos depois das analises para o sangue não coagular).
Ela é ajudante de enfermeira...
beijinhos de luz

Mercedes disse...

Força amiga.
Tenho muito orgulho em ti. Tem cuidado com o frio. Vai tudo correr bem. Vais ver beijocas grandes

Mrs. Sea disse...

Gostei tanto de te ler… Acredita que se comeres vais ser mais forte! O meu irmão também é assim: enquanto faz tratamento faz todo o esforço para comer, muitas vezes é: vomita e come! Isto faz dele um lutador; um vencedor! Tal como a ti: uma lutadora, uma vencedora! E quando não está em tratamento, ele come que se farta! Claro que só comidas que ele gosta né?! Mas o médico também disse que ele devia comer e beber o que quisesse, porque quanto mais comer e mais beber melhor!
Esta semana vou tratar daquele nosso “negócio” e espero conseguir arranjá-lo… é que da última vez que fui àquela loja, estava esgotado! Vamos ver… E espero que gostes!
Bjins linda e cont com a tua força!

Anónimo disse...

Olá Linda Fénix, só mais um bocadinho e o bicho vai á fava.
Força Linda, aguenta te forte e com esperança, no fim deta batalha a vitória será tua.
Beijos
Vanda

Cristina J. disse...

Olá valentona!
Sabes que mais? é sempre tão bom ver um novo post teu, e ainda melhor porque o fazes sempre com uma foto anexa... o que nos deixa mais próximas de ti.

Isso das análises deixa, o importante é que acabaste por fazer o tratamento e vieste para casinha. Agora continua a comer sempre tudo (como pode ser comeres aquela moxórdia do hospital até ao fim?) e estarás sempre forte para os tratamentos.

Depois... a tal viagem de sonho com o teu Puma.

Bjokas grandes e força, muita força!