15 de outubro de 2008

Anjos da Guarda


Olá,olá,olá!!!!

Finalmente já me sinto com três tostões de saúde e por isso aqui estou a dar-vos noticias.


Este ciclo tem sido muito duro, dos piores que já tive. Para além das dores musculares e ósseas (terríveis mesmo), quatro dias depois estava nas urgências do Hospital de Santarém com dores de cabeça e ouvido. Uma Otite!!!! Foram muito atenciosos e lá regressei ao lar doce lar medicada.


Cinco dias depois o antibiótico para a otite começou a atacar a minha flora intestinal. Seguiram-se dois dias de diarreias e febre. Ontem de madrugada a febre subiu para os 38.2.


Como a indicação dos oncologistas foi sempre : "se a febre chegar aos 38, ir imediatamente para as urgências de Santa Maria", lá fomos.


Poupando-vos de pormenores chatos devo dizer que acabei internada, deitada numa maca num corredor de uma Medicina, pois não haviam camas disponíveis. O mais caricato é que predominava a gripe por todos os recantos.


Pedi para me deixarem vir embora, afinal de contas só tenho dez dias de quimio e o risco de infecção num ambiente destes é enorme!!!!


Explicaram-me todo o quadro clínico, deixei tirarem-me mais sangue para fazerem cultura, uma vez que tinha sido detectado uma infecção nas urgências. Como já não tinha febre e a tensão estava normal, assinei um documento e às 6:30 da manhã lá regressei a casa.


Estou muito grata à Médica daquela medicina e aos enfermeiros, foram muito compreensivos, atenciosos e queridos comigo (são uns verdadeiros heróis trabalharem nestas condições deploráveis), mas não deixo de achar gritante que um hospital daquela dimensão não tenha condições para receber doentes oncológicos e os interne numa Medicina, onde nem sequer existe isolamento, (e mais grave, sem vagas de cama, deixando-os nos corredores) colocando-os em risco de vida!!!


Onde estamos???? Num pais de terceiro mundo???? Será que isto só acontece comigo????


Lamurias á parte, dedico-vos a imagem que está no topo (anjos da guarda), a todos vós, que durante estes dias nunca me deixaram fraquejar, e reforçaram sempre a minha força, me deram coragem, oraram por mim e me enviaram mensagens lindas de esperança.
Obrigado, de coração!!!

Beijinhos e orações

36 comentários:

Mercedes disse...

Não á dúvidas que estamos num país do 3º Mundo, encoberto pela bandeira da UE.
Temos que reconhecer que há pessoas que sobressaem como seres humanos e como profissionais, são uns verdadeiros heróis, e se não fazem melhor é por causa do sistema e das condições.
Quando um doente apercebe-se da falta de condição e de um mau profissional, as coisas pioram muito.
Temos que ter esperança em tudo, e agradecer a Deus por cada dia de vida e lucidez.
Devemos fazer um esforço e olharmos mais a frente, e veremos tanta gente que sofre; se calhar o nosso sofrimento ao pé de muitos é um refresco.
Desejo a ti minha amiga, rápidas melhoras, e a todos os que sofrem.
Dias melhores virão, muita fé, e coragem.

Graça Lopes disse...

Querida Lily
Que bom que te sentes com "três tostões de saúde" para nos dares notícias!
Lamentável a realidade dos nossos hospitais! É assim por todo o país, infelizmente mas nos grandes centros ainda é pior, apesar de mais recursos humanos que no interior!
Nestas condições é um perigo entrar num hospital!
Espero que a otite (sei bem o que é) te tenha abandonado e que as forças estejam de volta para continuares a tua luta. Os anjos estão contigo, assim como toda a força e energia dos teus amigos, incluimdo os virtuais! Beijos de luz.

Cristina J. disse...

Eu até gostava de dizer alguma coisa que te animasse, mas depois de ler isto nem me atrevo a ser mentirosa...

È uma situação incompreensivel, desumana e intolerável. E se o é para quem está de fora, não imagino o que será para quem a vive.
Que este tipo de coisas de torne mais teimosa na luta desta doença, afinal como diz o ditado: o que não nos quebra torna-nos mais fortes (ou qualquer coisa deste género).

Um bjinho e muita força

Mrs. Sea disse...

No final de tudo, o quem mais me deixa feliz é estares bem... com algum bem estar!...

Bjins e força!

Unknown disse...

Olá Liliana ,fico contente que esse periodo menos bom já faça parte do passado .
Em relaçao ao SNS devo dizer que embora as melhoras sejam significativas em relaçâo há uns anitos atraz ainda há um longo caminho a trilhar no entanto pela minha experiencia de batas brancas devo dizer e bem alto que onde fui mais bem cuidado foi no IPO de Lisboa . Bom e agora vamos ao que realmente interessa, força e toca a descançar para recuperar essas forças para dar cabo dessa bicharada certo?
um abraçâo e acreditar sempre
jorge

IsaLenca disse...

O que interessa é seguires em frente com força e determinação.
Quanto aos nossos hospitais muito há a fazer...e então a nível de infecções que são propagadas em ambiente hospitalar há imenso a melhorar - os maus sistemas de circulação de ar e ar condicionado, com fraca manutenção são os principais causadores.
Agora em casa e com os miminhos da família até a recuperação é mais rápida!
Bjs

Alda disse...

O mais importante é que essa fase menos boa já passou!
Quanto ao resto é a realidade que temos...
Mas vale sempre a pena desabafar!
São tantos os sofrimentos por que se passa...

Rápidas melhoras!
Beijihnos

Emilia Almeida disse...

Que bom q a Liliana voltou para nos dar noticias.
Continua com essa força que o bom Deus e todos os seus anjinhos estão do teu lado.
Beijinhos

mila

serenata disse...

Olá.
Muito obrigado pela imagem doa anjos da guarda.Os Anjos são muito preciosos pois se não fosse a protecção deles tudo seria bem pior. Muito obrigado. Também fico contente que te sintas com alguma saúde e que melhores também essa constipação. Não calhou nada bem. Fiquei triste com tanta asneira nos hospitais. As pessoas pagam tantos impostos para isto. Infelizmente é o que temos.No entanto, apesar de tudo,temos que ter esperança e acreditar. Tu vais ultrapassar tudo isto minha amiga. O Teu Anjo da Guarda está do teu lado a proteger-te e a ajudar-te nesta luta. E nos também estamos contigo.
Muitos beijinhos, Luisa

Carecaloira disse...

O que importa é que te sintas melhor.

O SNS infelizmente é assim e é o que temos...

Beijinho grande e continua a acreditar
Marina

Anónimo disse...

Olá Liliana, ainda bem que a pior fase já passou, continua a acreditar que tudo vai correr bem.
Força e Beijos Grandes.
Vanda

Anónimo disse...

Olá Primaça,
É bom voltar a saber de ti.
Continua com a garra de sempre. Vamos ganhar esta guerra !
Um beijo grande dos Costas

P.S. - De Santa Maria só direi maravilhas. Salvaram o meu filho, e sempre lhes estarei grato.

Tony Madureira disse...

Olá,

É sempre agradável verificar que te sentes melhor.
Quanto á realidade dos nossos hospitais...enfim..

De facto o capital humano é excelente, os médicosa do melhor que há, os enfermeiros espectaculares, os auxilares grandes profissionais.
um bem haja para todos eles.


Bjs

Branca disse...

Liliana,

Espero que continues com tanta força e animada como ontem. Fiquei a pensar nas tuas pinturas, até já sonho com elas.
E já agora de quem é esta imagem dos "Anjos da Guarda"? É fabulosa!
Beijinhos.
Tia Branca

SQMA disse...

Sempre muito bom saber notícias tuas, e boas notícias, embora a minha mana me vá mantendo informada.

Continua com essa força e acredita sempre e a vitória será tua.

Beijinho

To e Li disse...

Olá Liliana!
Não vou comentar o SNS, já disseste tudo!

Fiquei feliz por te sentires melhor, hoje com três tostões amanhã com mil.
Obrigada pelos anjos da Guarda, todos nós precisamos deles cada vez mais.
Beijinhos
Linda

Albertina disse...

Lily

Fico contente com os teus "três tostões". Vais ver que um dia destes não terás mealheiro onde caibam tantos que hás-de ter.
Como diz a Marina - Acreditar, acreditar, acreditar!
E os teus anjos estarão sempre a olhar por ti, porque és especial!

Beijinhos da tia

Lisa disse...

Amiga, esses "três tostões de saúde", em breve vão te tornar numa milionária excêntrica, com saúde para dar e vender.

Que dias difíceis os teus!!!
És uma mulher de armas. Admiro-te imenso.

Que esta força, que te caracteriza, nunca esmoreça.

As minhas Orações continuam.
Beijos doces para ti e para o Puma.

Lisa

Lina Querubim disse...

Boa noite ,é triste vivermos num país onde não se preocupam com a saúde dos portugueses nem respeitam mas eu não tenho razão de queixa do IPO são tão humanos...os teus dias piores já lá vão agora vais ficar melhor e com tantos Anjinhos que colocás-te na imagem...Deus está connosco!
As melhoras e bom fim de semana!
Bjssss

Lina Querubim disse...

Boa noite ,é triste vivermos num país onde não se preocupam com a saúde dos portugueses nem respeitam mas eu não tenho razão de queixa do IPO são tão humanos...os teus dias piores já lá vão agora vais ficar melhor e com tantos Anjinhos que colocás-te na imagem...Deus está connosco!
As melhoras e bom fim de semana!
Bjssss

Mr. NEO disse...

Quero agradecer todo o apoio que têm aqui manifestado! Fiquem a saber que também me têm feito muito bem! Amo muito esta menina, mulher, SeXy, Lindona, "Espertina".
Também tenho dias Maus... e por vezes pelo cansaço físico, a cabeça num pensa... e lá sai um berro, mas a minha menina também tem um coração do tamanho do mundo!
Mins Amas-te minha FENIX!

Beijo,

Puma

May Alek disse...

Olá, Liliana.
É bom saber que está se recuperando, ainda que em meio a alguns percalços. Mas não desanime. Continue com essa força, alimente-se bem, tenha pensamentos positivos. Isso é importante! Verá que o tempo passa rápido e logo estará novinha em folha.
Meu carinho pra você,
Maisa

Anónimo disse...

*****
Este Portugal lindo, que é o torrão onde nasci que devo amar, e que vou amando... mas que tantas vergonhas me tem obrigado a passar (embora eu o defenda, como posso).

Na minha vida longa viajei muito, convivi e até residi por pouco tempo numa grande cidade Europeia.
E o que acontecia: ouvir críticas à nossas terra. Ficava louca de raiva, mas o que mais me enraivecia era que as críticas eram justas.

Isto para dizer que na nossa terra o que nos vale (na doença) ainda são alguns bons técnicos de saúde com alma, com coração e sentimentos.
E disse tudo.

Somos fortes, resistimos sempre mas que custa, custa...

Beijinhos, e quero que melhores, que vivas bem e alegres a vida do teu Puma.
laura

Anónimo disse...

Olá Primaça,
De novo te mando um beijinho, agora ao tomar conhecimento que hoje, domingo 19/10, é o Dia Internacional do Cancro de Mama.
Mais umas palavras de muita força, e de muitos beijinhos. Poe-te bem depressa.
Um beijo também da Adriana, que ainda nao conheces.

Branca disse...

Olá miúda,

ESpero que tenhas aproveitado bem o solzinho deste fim de semana. PAra o NOrte esteve muito bom, espero que para os teus lados também.
Muita força e muita paz para a próxima semana.
Beijinhos.
Tia Branca

Anónimo disse...

Olá miuda, este país está cada vez pior meu Deus. Deixo te um beijinho de reconforto e abraços de melhoras. Há de voltar tudo ao normal digo eu !!Beijinhos Grandes
!! anabela

Anónimo disse...

Olá, vim parar aqui por acaso. Não te conheço mas desejo muita força, energia e sorte a ti e aos que te acompanham! És uma mulher muito bonita e forte, e tenho a certeza que ultrapassarás este desafio! Ânimo e que tudo corra muito, mas mesmo muito bem.

serenata disse...

Olá
Aqui estou eu esperando que tragas novidades, torcendo para que sejam melhores.
Enquanto isso quero agradecer-te por seres minha amiga e por confiares em mim. Obrigado pela tua amizade. Obrigado pela vossa amizade. Muitos beijinhos cheios de luz Paz e muita harmonia.

Angela Fernandes disse...

Olá,
é a primeira vez que passo por aqui.

Aproveito para deixar umas dicas que pode realmente ajudar em muito a sua recuperação:
- o trabalho da Louise Hay
- EFT
- The Work da Byron Katie

As melhoras e força


Ângela
http://casteloencantadodossonhos.blogs.sapo.pt/
http://abrirasportasaosucesso.blogspot.com/

Lina Querubim disse...

Boa noite,

Feliz por viver!
Que sua presença seja sempre um sopro de ar puro para o ambiente em que estiver.

Que sua pessoa seja digna de confiança, mas com um toque de criatividade.

Disponível, mas sem esquecer-se de si.

Incansável pelo ideal, mas satisfeita com a vida.

Ligada aos amigos, mas capaz de pensar distante.

Não conte os anos que já viveu, mas ame a vida simplesmente.

Ocupe-se intensamente no que faz, sem pensar no que poderia ter feito.

E se um dia já não puder seguir fisicamente o ritmo habitual, descubra mil outras coisas para fazer, outros mundos para explorar e pessoas para amar, mantendo a paz e o entusiasmo no espírito.

Assim, muitos buscarão a sua amizade, pela sua alegria contagiante, pela sua inspiração que sugere, e sobretudo, pelo exemplo que proporciona de uma vida plenamente realizada.

(Autor Desconhecido)

Beijinhos e muita fé

Cristina J. disse...

Bjinhos Liliana.

Espero que te sintas melhor.

Branca disse...

OLá Liliana,

Espero que tenhas um fim de semana sossegadinho junto do Puma e que os "bichitos" estejam numa debandada. Lembra-te que mesmo quando estás menos bem é porque eles estão todos a "estrebuchar" pela carga que apanham, eh!eh!eh!
Assim pensava o Salvador e é verdade...pensa na coça que lhes dás e vê como resulta.
Um beijinho grande.
Tia Branca

SQMA disse...

Ando feita uma barata tonta cheia de trabalho, mas passo para te deixar um beijinho do tamanho do mundo e dizer que nunca me esqueço de ti, mesmo nos dias em que me é impossível cá vir.

Fica Bem.

serenata disse...

Beijinhos para ti minha amiga. Fico á espera de novidades. Vai dar tudo certo. Deus e o teu Anjo da Guarda estão contigo. E eu estou torcendo por ti.

IsaLenca disse...

Passei só para dar um beijinho!

Branca disse...

Lilianannnnnnnnn!

Olá querida sobrinha, então notícias?
Ânimo e força, muita.
Tenho um segredo para ti, tive notícias de uma pessoa muito especial que acho que te deu força, é uma pessoa com muita força.
Espero que melhores e possas aparecer num dos sítios onde nos encontramos.
Muitos beijinhos.
Branca