4 de julho de 2011

Reconstrução Mamária II

Amigos

Pude aperceber-me através de um comentário, de um anónimo, ao último post, que existem algumas dúvidas a respeito da reconstrução mamária.
Existem diversos métodos, uns com tecido e pele próprios, outros com implante e tecidos próprios. " A decisão (sobre que método adoptar) deverá ser tomada tendo em consideração a idade, o estado de saude, a forma e o tamanho das mamas, a pele, o tecido que resta depois da cirurgia de remoção, os desejos e a forma de vida da paciente. Cada caso é por isso distinto." - retirado do site www.amigasdopeito.pt, com a devida autorização.

Feita a avaliação de todos os factores acima descritos para o meu caso, foi escolhido fazer-se a DIEP.
DIEP ( Retalho da Artéria Epigástrica Profunda), que é o nome dado ao principal vaso sanguínio que irriga o excerto. Este métode é muito idêntico à TRAM, emprega a mesma secção de gordura abdominal, deixando no entanto o musculo abdominal intacto. Só é transplantada pele, gordura, veias e artérias, que ficam completamente separados do organismo, sendo logo conectados com vasos sanguínios da zona da mama através de microcirurgia. Deixa uma cicatriz na zona abdominal.- retirado do site www.amigasdopeito.pt, com a devida autorização.

Porém, as coisas não correram todas bem e foi impossível salvar todo o retalho. Perdeu-se 1/4. Não esperava, ninguém espera que aconteça, mas pelo que me apercebi recentemente existe a probabilidade. Não sei todos os pormenores, pois ainda é muito penoso pensar no que aconteceu, quanto mais perguntar...

Foi então necessário cirurgia de remoção e depois nova cirurgia de reconstrução com a técnica de grande dorsal. Nesta técnica parte da pele e do músculo das costas é levada para a região mamária.- retirado do site www.amigasdopeito.pt, com a devida autorização.

Tudo está a cicatrizar bem, mas as dores e a falta de mobilidade ainda não me abandonaram.
São processos dolorosos, mas a longo prazo compensatórios, espero...

Obrigado pelo vosso carinho.
Bj.

8 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Votos de boa recuperação ;)

Alda disse...

As melhoras Lily, com o tempo vais ver que deixas de ter dores!
Força, eu sei tens e muita!!!b Beijinhos grandes

Loulou disse...

Boa recuperação.
Foi essa técnica do retalho do músculo das costas que usaram em mim, nas duas mamocas. Realmente as dores são muitas, mas vai compensar, vais ver.

Beijocas

Liliana disse...

Obrigado meninas. Beijos

Anónimo disse...

Como sempre muito esclarecedora. Obrigada!

IsaLenca disse...

Vais conseguir! Bjs.

Anónimo disse...

Força para a tua recuperação. Eu também quero fazer a reconstrução. Neste momento estou em lista de espera que é mais ou menos de um ano. Tu vais conseguir superar esto tudo coragem

Os bordados da Mena disse...

Olá Liliana! Espero que já esteja recuperada da reconstrução das mamocas e que não tenha tantas dores.Pois eu também fui vitima desse bicho, fui operada aos dois peitos tirei os tumores mas fiz na mesma operação logo a reconstrução foi muito doloroso,depois com a quimio e a rádio foi um caos. Mas temos que pensar sempre positivo. Muita força como a minha filha diz somos umas FÉNIX daí ter feito uma tatu de uma fenix em amor a mim e atodas as mulheres que passaram pelo que passamos eoutras que estão a passar pelo mesmo!...Um grande beijinho. o meu email:filofaca@gmail.com MENA