17 de julho de 2010

Um pouquinho diferente...Amigas do Peito do HSM não é a mesma coisa que amigas do peito e do coração...



Olá a todos


Recebi um mail que me despertou para este esclarecimento.


As amigas do peito e do coração, são um grupo de bloguistas que se entre-ajudam, partilham sentimentos, informações, amizade, promovem encontros...pessoas que tiveram contacto directo com o bicho e através da net foram criando uma rede linda de humanidade, carinho, compreensão e ajuda.

Eu pessoalmente devos-lhe muito. A energia e motivação que fui tendo deve-se em parte a todo o apoio que senti por parte desta rede maravilhosa de bloguistas. São extraordinárias!!


As Amigas do Peito do HSM, (http://www.amigasdopeito.pt/) são uma associação humanitária de apoio á mulher com cancro de mama, criada há 2 anos e meio com escritura pública de constituição, mas já existente há mais de 5 anos como grupo idependente, que se constituía por um universo de cerca de 100 doentes e alguns profissionais de saúde da área cirúrgica principalmente. Em 11 de Abril de 2008 foi então fundada a associação como hoje a conhecemos, por profissionais de saúde e algumas doentes mais antigas do Hospital de Santa Maria. Tem por objecto a defesa e apoio ás sócias doentes com cancro de mama em todas as fases da doenças, assim como conceder apoio aos seus familiares.
Tem como Missão proporcionar um espaço de partilha de experiências, suporte informativo e acompanhamento personalizado ás mulheres com cancro de mama, utentes dos serviços das especialidade do HSM.

Neste momento está a practicar uma politica de expansão e dentro em breve vai abrir a sua primeira delegação, fora da área de Lisboa, para que o apoio possa ser mais abrangente e evitar deslocações dos seus pacientes.

Assisti ao seu crescimento e envolvi-me de alma e coração, pois acredito na importância da sua existência e no efeito positivo das acções que promove.

É muito natural haver confusão entre as duas, pois parte da sua designação (nome) é comum, mas de facto são "entidades" diferentes. O seu propósito é que é muito idêntico.

Nunca seremos demais para ajudar quem caí nas malhas do bicho, por isso saibam amigos que todos cá estamos de coração para dar conforto, humanidade, atenção, carinho, amizade, para aliviar o pesado fardo que esta doença nos trás.

Espero ter ajudado a esclarecer alguma dúvida que possa ter surgido sobre esta temática e faço votos que se juntem a todos nós, pois todos juntos é que fazemos a diferença.


Beijos e até breve.

2 comentários:

Natália Fera disse...

Olá Liliana
Sou amiga das duas,e como dizes nunca somos de mais.
Obrigado por todo o apoio que nos dão.
No próximo almoço espero poder estar presente para te conhecer e a mais algumas amigas que temos em comum.
Beijinhos

Mr. NEO disse...

Torna-se curioso que há muitos elementos em comum....
quando há uma luta em Comum, isto acontece!

Força e boas lutas nesta batalha que afinal é de todos!