3 de outubro de 2008

Palavras embargadas...


Chegar a casa, ao final do dia e ler todas a vossas mensagens foi balsâmico, eu nem vos mereço.
São todos tão queridos e generosos...
O dia foi longo...
Fui à consulta de endrocrinologia com a minha mãe e pude contar com o apoio e ternura da Dra. Teresa Dias. É maravilhoso ver a transferência de humanidade e carinho que dá aos seus doentes. É como estar debaixo do manto de Maria. Bem haja por tudo o que tem feito por nós.
Fui ainda à consulta com o Dr. Rui Esteves ( Cirurgião) e a sua magnitude como ser humano e clínico de excelência deixa-me sempre tranquila e animada. A cicatriz está tão bonita, que nem parece ter só um mês, ou ser produto de uma cirurgia, foi uma grande obra, feita com mestria, assemelha-se a um arranhãozito na pele.
Confessei até que ultimamente tornei-me uma exibicionista, pois orgulhosamente a mostro a toda a gente. E é para mostrar, não acham?
Falámos sobre o resultado da análise patológica com assertividade e clareza. É muito bom quando o médico consegue "fazer a ponte" com o doente.
Quem dera que o mesmo acontecesse com os Oncologistas...
Sim, existe um sério problema de comunicação entre mim e eles. Tantas vezes tentei dizer-lhes que estou imensamente grata por terem aceite o meu caso, entre as centenas que diariamente têm, mas também sussurrar-lhes ao ouvido algumas palavras que tenho embargadas...ouçam só uma vez...por favor....
Eu sei que, como sou uma paciente que gosta de saber exactamente o que se passa, e qual o motivo desta ou daquela terapêutica, entre outras questões... e isto faz com que sinta que existe um enorme "choque" entre nós. Sinto que continuam a tratar-me com pressa e indiferença, sem paciência para as minha dúvidas, ou necessidades, sem tempo, incomodados em ter de explicar... e o que explicam, fazem-nos por meias palavras...não me olham nos olhos...
Para mim não chega saber que vou fazer quimo com um químico que faz cair o cabelo, eu preciso e quero saber qual o seu nome, que efeitos secundários faz, qual a sua percentagem de sucesso, porque incidiu a escolha sobre esse e não sobre outro... em que estadio estou, qual o grau, o que revelam os marcadores, o que significa 10 em 17 gânglios infectados exactamente...acreditem que não é masoquismo...é racionalidade.
Pensem comigo... se o nosso carro avaria, e acende uma luzinha no painel, convém ao condutor saber pelo menos o que ela significa, para ter uma noção do que vai acontecer ao nosso lindo carrinho, quanto isso nos vai custar e então depois deixar o mecânico fazer o seu trabalho. Pois todos nós quanto mais racionais formos, melhor gerimos as situações. E eu para conseguir gerir a minha, tenho de recorrer a isso, quanto mais eu souber acerca da minha condição, menos a parte emocional bloqueia, e com mais tranquilidade vos deixo fazer o vosso trabalho, lógico, não?
Será, a meu ver, no entanto, normal que quando me dizem as coisas pela primeira vez, ainda que por meias palavras, e eu as entendo, que tenha reacções emotivas. Mas isso Senhores Doutores, só faz de mim um SER HUMANO!!!!
Sou jovem, no auge da minha vida e com um futuro ... sem palavras para o descrever.
ACREDITO NO VOSSO SABER, SEI DA FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E DO EXCESSO DE DOENTES, MAS NÃO SOU O NÚMERO, SOU A LILIANA, por favor, olhem para mim dessa maneira!!!!!
Entendam que tenho a prerrogativa de questionar, de aceitar ou não a circunstância. Afinal de contas tenho 35 anos, um cancro de mama bastante agressivo, deixei o meu curso por fazer, quase, quase no final, não sou mãe ( que sempre foi o meu maior sonho - agora roubado!), a suspensão do meu trabalho, que com tanto orgulho o exercia... tive de mudar TUDO na minha vida!!! Passei por quimioterapia, mastectomia, mais quimioterapia, a radioterapia que aí vem e a vossa ideia de CASTRAÇÃO QUÍMICA, e indução de menopausa. Teria sido bom ouvir-vos dizer tudo isto e sentir o vosso apoio, ainda que este só demorasse o tempo da consulta.
Se lerem, caros doutores não entendam como uma critica, mas como um pedido de entendimento...são palavras que têm ficado por dizer, que nos distancia cada vez mais, que me trazem tristeza, quando o que eu preciso é de alegria e esperança ... ESTOU AQUI !!!! - QUERO MUITO VIVER, mas todo o sofrimento tem um ponto de saturação ... por isso sentir que o médico que nos acompanha se preocupa pode fazer toda a diferença.
Beijos e orações a todos.
P.s. Daqui a pouco vou para "a sala de chuto", com borboletas no estômago, mas com muita fé. Acredito, acredito, acredito que este será o iniciar de uma nova era. A do sucesso!!!!!

61 comentários:

paula machado disse...

olá Liliana

é triste que esses médicos sejam assim os que deviam ser mais humanos e não são e quem sofre somos nós e eles nem se importam

mas...há um DEUS e uma NOSSA SENHORA que olha para nós quando temos FÉ e tens os teus amigos nem que sejam virtuais que ACREDITAM, por isso agarrate a DEUS e á NOSSA SENHORA e a nós e juntmente tem:
FÉ, FORÇA, CORAGEM e ACREDITAR que um dia talvez não muito longe vais VENÇER

que DEUS e NOSSA SENHORA te aconpanhem, e que o SOL brilhe

beijinhos do tamanho do Mundo

Emilia Almeida disse...

Bom dia Liliana

Um grande beijo e parabens por tudo que escreveu.

A Liliana é linda...linda...e vai vencer poque merece.

Coragem e muita força que não há bicho que a derrube.

Beijinhos

Mila

To e Li disse...

Bom dia Liliana!
Acreditar,acreditar, acreditar é só nisso que tens de pensar.
Quanto aos médicos! É pena eles não conseguirem comunicar com os pacientes e quando tentam fazem-no muitas vezes da maneira errada.
Mas entretanto também vão aparecendo alguns que já tratam os pacientes de outra maneira-
Muita força hoje para a sala de chuto...
Beijinhos
Linda

Lisa disse...

Depois de ler o teu texto tão profundo, estou sem palavras.

Concordo com a tua indignação. Se há coisa que precisamos, nesta fase da "nossa" doença, é carinho, apoio, dissipação de dúvidas (que são muitas), e quem melhor que os médicos que nos tratam, para o fazerem?
Não é muito, nem impraticável, o que pedes. Queres, somente que olhem para ti, como um ser humano.

Sabes, a minha relação com a minha oncologista é óptima.
Vou tentar, dentro do possível, transmitir-te algumas das mensagens que me deixou, aquando da primeira consulta (data em que me confirmou que tinha de fazer quimio).

Lembro-me, que me disse que o cancro da mama, era um dos que apresentavam mais taxa de sucesso.
Falou-me também, que a atitude, a força de vencer e o acreditar na vitória, pesavam mais de 50% na cura.
Disse-me também, para me alimentar bem, não me preocupar com a "linha", pois ia engordar um bocadinho, mas depois tinha tempo de recuperar a elegância.
Falou-me da auto-estima. Disse-me, que mesmo que não saísse de casa, para me arranjar sempre, como se o fosse fazer. É importante gostarmos de nós.
Quanto à castração, não sei se já descobris-te o porquê, mas um dia destes, quando estivermos no sítio do costume, eu explico-te, pois também ela me esclareceu essa dúvida.

Espero que estas dicas te ajudem e se quiseres, um dia quando for a uma consulta com a minha médica, falo com ela, vens visitar a cidade invicta e vais comigo, tirar as tuas dúvidas.

Estou em Oração, pedindo ao Pai do céu, para que esta nova fase da tua vida, não seja mais que uma provação, à qual, com muita luta, mas igual dignidade, consigas chegar ao fim, com a certeza da vitória.

Muita Força miúda!!!
Eu estarei sempre aqui, para o que precisares.

Beijinhos carregados de carinho… muah, muah

Lisa

P.S. No meu Blog, tenho uma frase, que gosto, li-a num dia num livro da Margarida Rebelo Pinto, e que diz: “O que não nos derruba, torna-nos mais fortes”.

Anónimo disse...

Olá Liliana,
Fiquei sem palavras para te dizer, o meu coração ficou pequenino,
Desejo que tudo te corra bem e que igual Fénix, despertes para uma nova vida, com muita saude.Força
Vanda

Sol no Coração disse...

Olá Liliana,
acreditar sempre!
pensamento positivo já vi tens...e por muito que a doença seja grave, não podemos perder a esperança devemos ,continuar a pensar sempre que haverá hipóteses de cura...muita força e coragem...acredito que irás vencer!
Beijinho cheio de luz.

paula disse...

olá lili
queria te dizer que como mae de uma criança com cancro já passei por tudo isso k referes...O querer saber mais... o não me olharem no s olhos...mas houve um dia que o pediatra da Maria me olhou nos olhos e me disse, depois de eu o bombardear com questões, se não confia em mim pode mudar de pediatra... Fiquei com os olhos rasos de água e disse-lhe que não era uma questão de confiança era uma questão de respostas de certezas...A nossa relação melhorou muito desde essa altura e percebi que para ele (como médico, como ser humano e também como pai) é dificil viver esta situação saber que tem nas mãos um ser tão pequenino para o qual quer dar tudo mas não sabe qual o fim que lhe está destinado...os médicos vivem a ciencia, acreditam que 1+1 são dois mas não sabem que deus pode fazer 1+1 ser 3. eles não nos olham nos olhos por sermos só um numero mas por não saberem lidar com a situação...
agora sempre que vou à consulta, e porque já nos conhecemos à mais de 1 ano, ele próprio me pergunta se trago algumas duvidas ou se já fiz mais alguma pesquisa...
Quando a Maria estava à espera de vaga para fazer o auto transplante de medula e a espera estava a ser insuportável eu telefonava para a secretária da unidade para saber novidades, ela uma vez respondeu-me :
-a senhora deve ser a mãe mais ansiosa do ipo...
eu respondi-lhe:
Se a sra souber o k é um neuroblastoma e se fosse sua filha a senhora seria certamente a mãe mais ansiosa do ipo
por isso n te preocupes,. pergunta...reclama...
beijinhos

Quando

Branca disse...

Olá Liliana,

Espero que tenha corrido tudo bem esta manhã e ao voltar a ler aqui sobre o que tinhamos falado no primeiro dia senti apesar de tudo que a tua aceitação é diferente, que te falta mesmo e só que esses senhores que te acompanham agora tenham um pouco mais de atenção, mas tem fé que Deus também há-de tomar conta deles e talvez naquele dia estivessem só em dia não. Vais ver que foi muita informação junta e estavam num registo muito científico, acredito que agora e durante os tratamentos serão diferentes. Vamos conversando sobre eles, gostaria de saber se a atitude mudou.
Deixo-te um grande beijinho e espero por ti um dia destes.
Espero que estejas a descansar e que penses que daqui a uns meses terás todo o tempo do mundo para a profissão, para o fim do curso e quanto aos meninos já falamos disso e tu sabes bem que há soluções bem nobres e grandiosas: criar é amor.
Agora pensa em ti e aproveita todos os momentos em que estiveres bem da melhor maneira, para ganhares forças para o resto.
Mil beijinhos.
Tia Branca

Alda disse...

Liliana,
Tu ainda és tão jovem, mas tens muita força, e estás a agarrar o toiro pelos cornos!

Tens todo o direito de saber acerca da tua doença, todos os doentes têm, mas infelizmente o nosso sistema de saúde é que falha muito, tem muitas brechas e a oncologia então...
Os médicos não são de todo culpados, eles fazem o que podem dentro do possível, e o cancro é das doenças mais dificeis de tratar, e de enfrentar! Eles também às vezes andam aos "papéis" (quero dizer) também não sabem quais os tratamentos que irão resultar mais em cada caso.

E nos outros Países funciona mais ou menos assim! Nós até pertencemos ao grupo dos que estão mais avançados,no combate ao cancro, agora as condições que os doentes possam ter, tais como apoio psicológico, salas com condições para os tratamentos, tempo de espera, que chega a ser de várias horas etc, nisso é que existem grandes falhas.

Comigo também foi um pouco assim,não podem dar certezas de nada, alguma coisa que me disseram foi tirado a saca-rolhas, por isso não fiques revoltada, senão as coisas podem complicar-se.
Desculpa se te macei!

Acredita sempre na tua força!
É meia cura...
Beijinhos

Mr. NEO disse...

Quero agradecer a todas!!! todo este apoio!
Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado!
A Lily está quase a entrar pro tratamento, está aqui ao meu lado a ler com um sorriso de orelha a orelha, o vosso apoio!
Foi excelente, e caiu na altura certa!!!

Mil beijinhos e abraços,

Puma & Lily

SQMA disse...

Liliana querida sei que estás por esta altura na sala de chuto, eu tal como o teu puma acompanhei sempre a minha mana e as dúvidas eram sempre muitas, lembro-me listarmos as dúvidas para que quando estivessemos com a Drª nada ficasse esquecido.
Tens todo o direito de te informar de tudo para te munires de todas as armas para que nada falte na tua batalha. Força, muita força!
Mas se sentires que as dúvidas persistem, fala com a minha mana e ela tenta marcar uma consulta com a médica oncológica no Porto que é excelente.
Um abraço carregadinho de tudo que há melhor em mim.

Bjs

P.S.: Um abraço também ao Puma, sei que é igualmente duro estar na sua posição. Força para ti, juntos vencenrão.

Mrs. Sea disse...

Olá Liliana e olá Pluma,

Percebo perfeitamente o que escreveste, porque infelizmente o meu irmão também já fez quimio e o médico dele é simplesmente "fora do normal"... Ele, apesar de ser um bom médico, não olha, não cumprimenta, fala alto, é rude, é antipático, é seco de sentimentos, é talvez igual aos oncologistas que falaste!
Em contrapartida o cirugião que o operou na passada segunda-feira é um amor de pessoa! É tudo o que é bom...É simpático, humano, responde a todas as nossas dúvidas,...
O meu irmão fará novamente quimio... novamente com o Dr. Motard (como eu lhe chamo) porque ele é e tem aspecto disso... e tenho a certeza que ele não vai dizer quantas sessões são para fazer e nem como está a decorrer... Foi assim na primeira fase, como nesta será igual! :(

Mas sabes, por outro lado também percebo um pouco que eles não se podem entregar aos doentes, porque nem sempre (infelizmente) têm sucesso! :( Mas isso não lhes dá o direito de não explicarem ao doente exactamente o que se passa! Até no meu blog uma vez escrevi sobre isso (desde já deixo-te um convite para o visitares)... O meu irmão é um doente oncológico e necessita de perceber o que está a acontecer e nós família também, porque mais difícil do que estar deste lado (tal como o Pluma... como te percebo), é estar do vosso lado (o teu, o do meu irmão, o de tantos outros doentes nas mesmas condições)...

Por isso, digo-te o que costumo dizer ao meu Bro... ACREDITA e vais ver que podes vencer! E quando venceres estaremos aqui para aplaudir esse golaço que irás marcar! Nesse dia espero ter oportunidade de oferecer ao Dr. Motard os direitos dos doentes, para ver se ele aprende qualquer coisinha relativo aos sentimentos... E de lhe explicar que um doente é uma pessoa com sentimentos e que está numa fase difícil da vida, por isso só precisa de carinho e de ser elucidada, porque nem eu, nem ele, nem tu estudamos medicina e nunca pensamos vir a ser especialistas de oncologia!!!

A ti, Liliana, muita força contra esse bicho maldito contra quem lutas e insere-me na tua luta porque eu estou do teu lado!...

Bjins e força! ACREDITAR SEMPRE...

Teresa disse...

Liliana,

Ler o teu post foi sentir que podia ter sido eu a escrevê-lo.

Pelos sentimentos, angústias e dúvidas.
Pela quimio, antes e depois.
Pela mastectomia.
Pela radioterapia.
Pelo comprimidinho rosa todos os dias.
Pela injecçãozinha na barriga...

Mas...

Graças a Deus, à medicina, à família, aos amigos já lá vão quase 3 anos e cá estou eu HOJE PARA TI QUANDO PRECISARES.

Um grande beijo

Albertina disse...

Lily
Falei agora com o meu irmão (que também foi hoje à sala de chuto) e ele disse-me que estava "estranhamente bem"...
Eu sei que não tem nada de estranho... eu rezo tanto!
E sabes que todos os dias acrescento mais um nome nas minhas orações. Tu estás na lista... por isso espero que também te sintas "estranhamente bem"!!!
Beijos para ti e para o teu Puma que certamente é meio caminho andado para te sentires melhor...

Beijinhos

Tia Albertina

Lina Querubim disse...

Olá Liliana boa noite, é assim mesmo!
Já vi que algumas "Amigas do Peito e do Coração" vêm ao teu Blog serás mais uma lutadora a juntar a nós!
Beijinhos para todas e força!

Meninas Mrs.Sea, Alda e Lia ;)
(estas Ninas,eu e muitas outras somos uma equipe) :)

Anónimo disse...

Olá Liliana
Li o eu post, parabéns é uma grande Senhora. Muita força e pensamentos positivos pois vai vencer e viver muitos anos. Confiar, confiar e tudo de bom para si.
Gena

serenata disse...

Minha querida. Li atentamente as tuas palavras embargadas que me deixaram pensativa. Tens toda a razão. Devia de haver melhor entendimento entre médico e paciente. Os médicos deviam esclarecer melhor as pessoas e compreender que é natural que as pessoas queiram saber o que se passa com elas.Depois também pensei que os médicos não estão preparados para lidarem com pacientes interessados para além do habitual nem de lidar com uma doença difícil. Por isso não olham nos olhos e falam por meias palavras. E o paciente sofre com tudo isso. Por isso minha amiga acredito que as tuas palavras embargadas farão toda a diferença. Algo tem de mudar.
E tu minha amiga quero dizer-te que tenho muito orgulho em ti pois és a pessoa mais corajosa que conheço. Tens muita força. Continua. Assim é que é muita fé e força. Que Deus te acompanhe. beijos para ti e para o teu Puma.
Luisa

Anónimo disse...

Querida Liliana, cheguei aqui através do blog da Aldinha e emocionei-me com a forma como descreveste aquilo que precisas num médico. Talvez um médico um dia entre ali, leia isto e imprima para passar aos colegas ou faça uma cadeia por e-mail. Talvez se despertem mais consciências. Estive na tua situação e agora estou a tentar aprender a viver sem medo. Porque esta doença traz medo. Mas vai atenuando com a partilha de experiências e espero que entres nesta família cada vez maior que criámos a partir de laços que se estreitaram logo após o primeiro encontro que tivemos, em Fevereiro do ano passado. Conhecerás a história da Cláudia e da Anixinha, duas amigas maravilhosas que continuam a ser a nossa força. E conhecerás um bando de pretensas malucas que dão um valor danado à vida :) Um beijo enorme, Liliana, e que estes tratamentos de radio sejam o mais suaves possível para ti.

serenata disse...

Vai dar tudo certo. O sucesso vem a caminho, e nós iremos aplaudir de pé.
Beijinhos,beijinhos, beijinho
Luisa

May Alek disse...

Olá, Liliana!
Você tem uma força e tanto! E que coragem! Parabéns!
Concordo com você, esconder não ajuda, só nos faria sentir mal.
Quanto aos oncologistas, também passei por situação semelhante, mas troquei de médico, por minha conta e risco, reclamei várias vezes com o atual e continuo perguntando. A cada consulta levo uma listinha de questões. É incrível que justamente os oncologistas tenham esse comportamento. Mas não desista, é seu direito ter suas dúvidas esclarecidas.
Gostei muito de conhecê-la e desejo que tudo corra bem. Você é forte e está se saindo muito bem! Tudo de bom!
Um beijo carinhoso,
Maisa

IsaLenca disse...

Olá Liliana! Gostei do que vi e li! Vim até cá através da Alda, outra grande mulher lutadora. Eu sou das Superglamorosas, Amiga da Cláudia que mesmo sendo uma Estrela fez com que esta cadeia de amizade se alargue e estreite relações. Faço parte das malucas que dia-a-dia vão ganhando cada vez maior amizade por todas.
Eu não tenho o bicho mau mas tenho muito orgulho de poder fazer parte e de conhecer todas vóa, MUlheres com M grande. Muita força e coragem é o que desejo. E é muito bom, como disse a Alda, agarrares "o toiro pelos cornos"!
Bjs

Gatapininha disse...

Olá Liliana,vim aqui parar através da Alda. Também podes contar com o meu apoio.
Quando adoeci, já tinha algum conhecimento da doença, mas também pesquisei por todo o sitio. É normal termos dúvidas e deveria ser normal os nossos médicos esclarecerem-nas.
Eu notei que no meu caso, tentavam "dourar" um pouco a situação, pois só aos poucos é que me iam dizendo o que se iria passar a seguir. Não me fez muito bem, pois criei algumas ilusões. Mas reconheço que deve ser dificil para um médico lidar com tantos doentes e tantas emoções.
O que não podemos é deixar de questionar e se não sabem a resposta que sejam honestos e o admitam. Caso contrário é melhor mudar de médico, como fez a Maisa.

Pelo que percebi, o teu cancro deve ser hormono dependente, por isso é que se tem que tomar hormono inibidores. O meu é positivo para o estrogenio e para a progestrona, por isso vou tomar tamoxifeno durante 5 anos, se tudo correr bem.
No entanto, como sou muito radical, estou a pensar tirar os ovários, vou discutir o assunto com a minha ginecologista na próxima consulta. Não quero dar nenhuma hipótese ao bicho!

Quanto ao comentário da criatura sobre as tuas fotos...nem tenho palavras, ou melhor, não tenho palavras que possam ser aqui lidas!

Beijinhos e muita força!
Sandra

Loulou disse...

Querida Liliana, vim cá dar pela mão da Alda, uma amiga já de longa data. Também faço parte do grupos de malucas que não dão tréguas ao bicho.
Assim que abri o teu blogue, vi em ti uma força incrível, minha querida! Acredito que tudo vá correr bem. E já sabes que estamos aqui para tudo.
Visita-me.
Muita força!

Beijos grandes

Anónimo disse...

Liliana querida,

tenho rezado muito por ti.

Deixo-te um beijo cheio de força.

Carecaloira disse...

Amiga,

tudo o que aqui possa escrever já te disse directamente.
Contas comigo para o que precisares, estou sempre ao teu dispor.
O nome do médico do hospital da luz é Dr. José Bivar, é médico de uma amiga que já aqui te escreveu e se disponibilizou para te marcar consulta, é só dizeres.

Beijoca grande
Marina

Lina Querubim disse...

Boa noite, eu deixo o meu apoio a minha solidariedade para a ajuda na recuperação que como sabes 50% é nossa e já vi que tens garra para isso!
Beijinhos e uma semana calma!

Branca disse...

Liliana, venho desejar-te boa noite e que continue tudo a correr bem.
Continuo a pedir a Deus por ti, tu és uma mulher de luta e estás aqui muito bem acompanhada por outras grandes lutadoras.
Estaremos aqui sempre que nos achares úteis na tua caminhada.
Muita força.
Beijinhos.
Tia Branca

serenata disse...

Olá garota.
Aqui estou eu aquela que tem orgulho em te ter como amiga. Tu és uma grande mulher. Daquelas com um M grande. Coragem e muita fé.
Um beijinho grande cheio de força. Para ti e para o teu Puma daquela que te admira.

luisa

serenata disse...

Olá garota.
Aqui estou eu aquela que tem orgulho em te ter como amiga. Tu és uma grande mulher. Daquelas com um M grande. Coragem e muita fé.
Um beijinho grande cheio de força. Para ti e para o teu Puma daquela que te admira.

Luisa

serenata disse...

Olá garota.
Aqui estou eu aquela que tem orgulho em te ter como amiga. Tu és uma grande mulher. Daquelas com um M grande. Coragem e muita fé.
Um beijinho grande cheio de força. Para ti e para o teu Puma daquela que te admira.

luisa

serenata disse...

Olá garota.
Aqui estou eu aquela que tem orgulho em te ter como amiga. Tu és uma grande mulher. Daquelas com um M grande. Coragem e muita fé.
Um beijinho grande cheio de força. Para ti e para o teu Puma daquela que te admira.

luisa

serenata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Liliana,

Uma semana de minha ausência, e tantas novidades (nem sempre tão boas como se quereria).

Mas acredito, que tu, com a tua força e energia, ao lado do teu lindo (e que apoio amigo, amante, companheiro, eu testemunhei) irás vencer mais esta batalha, e por fim a guerra (por mais 5 anos que leve).

Um grande beijinho de força e confiança

Teresa (cama 2)

Mimas disse...

Olá Liliana. Também aqui venho através da Aldinha e não queria deixar de te dar uma palavra de força, coragem e esperança, características que, ao passar os olhos pelo teu blog, me pareces ter 'de sobra'.

Gostei bastante do teu blog, da forma como te expressas e encaras esta partida do destino.

Aqui deixo também um beijo grande para a Lisa.

Beijos,
Mimas

Lisa disse...

Liliana,

Gostaria de saber como te sentes.
Eu sei como são os dias que se seguem aos tratamentos de quimio.
Pensa que é para te curares.
Vais ficar boa, para, tal como eu hoje, em breve regressar ao trabalho.

Beijinhos carregados de carinho e força.

Lisa

P.S. Mimas, obrigada pelo carinho, ía ao teu blog para agradecer mas...

Anónimo disse...

Beijos Liliana, espero que esteja tudo a correr bem.
Força Fénix
Vanda

Mimas disse...

Lisa, serás muito bem vinda no SuperGlamorosas, é por ele que aqui ando, eu e umas quantas outras!

Liliana, uma ressaca levezinha...

Bjs

laura disse...

*****

Olá Liliana!

Mais uma do grupo.
Isto começou tudo nas superglamorsas, depois amigas do peito e do coração.
Sou a cota, mas tão louca (ou mais) que as outras.
Li o que escreveste, e sabes todas as nossas queridas já passaram mais ou menos pelo que contaste.
Não foi agradável de ler.
Mas quero que saibas que todas juntas com a nossa energia nos temos ajudado muito. Somos muito unidas e embora tivessemos quase todas partido do virtual a nossa união tem sido benéfica e passou ao real.

O teu caminho só pode ser o de acreditar.

Um beijo da,
laura

Anabou disse...

Olá
eu n tenho respostas mas sei que temos de acreditar para ir para a frente. A tua força é interior e mental. Enquanto manteres esse espírito lutador alcançarás os teus objectivos.
Ser mamã como eu te entendo. Pensa apenas que é um atraso... ha várias maneiras de ser mãe.
Deixo te apenas umas palavritas mas prometo voltar ! Vou te chatear !

Beijinhos grandes para ti e para o Mario !

Emilia Almeida disse...

Bom dia Liliana
Hoje fui caminhar e aproveitei rezar por ti e por todos os que sofrem.Espero k estejas bem com otratamento.

Força.Beijinhos

Mila

Anónimo disse...

Bom dia Liliana, espero que hoje já estejas a sentir te melhor.
Um dia de cada vez e o seguinte será sempre melhor que o outro.
Força Fénix.
Beijos Vanda

Anónimo disse...

Olá Primaça,
Continua com força, com raça, com aquela energia do anuncio...ENERGIA POSITIVA.
É bom saber que tens tanta gente que te quer bem. É ainda melhor saber que tens uma força interior que move montanhas.
Um beijo dos Costas.

Mrs. Sea disse...

Força!
Como te sentes?! Desejo-te as melhoras rápidas... Vamos continuar a acreditar!

Bjins e força!

Alda disse...

Liliana, estes dias após os tratamentos são lixados...
mas,continua a acreditar!Sempre!!!
Um beijinho solidário da Alda

Anónimo disse...

olá liliana..

como há alguns dias que não te vejo pela net decidi deixar-te um comentário e contar-te as mais recentes "novidades" da minha mãe...
para começar fomos à consulta de oncologia na 6ª feira passada, a médica foi 5 estrelas, chama-se drª Tânia Rodrigues, foi muito atenciosa para connosco e explicou-nos tudo o que até agora não tinham feito.. fiquei muito mais esclarecida..
a minha mãe iniciou ontem a 1ª sessão de quimioterapia e até reagiu muito bem, melhor do que eu esperava, mas agora vamos ver o passar dos dias, as enfermeiras foram muito simpaticas e atenciosas, nota-se que é um "serviço humana". só esperemos que corra tudo bem..
para ti, tudo do melhor e continua com a tua luta, vais vencer...
ainda bem que tas a melhorar com a fisioterapia, que continue assim :*

bjinhos da Rita

Emilia Almeida disse...

Bom dia Liliana.
Força q vais vencer!
Continua a acrediditar e nunca largues essa força positiva q tens dentro de ti.

Beijinhos

Mila

Anónimo disse...

Pensamento Positivo SEMPRE.
Beijos
Força Fénix
Vanda

serenata disse...

Oi Garota
Para já desejo que essa gripe vá para as urtigas. Depois quero enviar-te um montão de beijos, beijinhos e beijocas, com muita força, muita fé e esperança. Porque eu sei que vais vencer. E nós vamos estar do teu lado para aplaudir,beber o champanhe,deitar os foguetes.Há se vamos!
Não te esqueça que a força está contigo e que Deus te acompanha.
A família Saraiva gosta muito de ti.
beijos

SQMA disse...

Olá Liliana, embora um pouco mais ausente, jamais esquecida de ti e de te incluir nas minhas orações. Esta semana não foi fácil, por diversos motivos, daí a minha ausencia.
Espero que estejas a recuperar da maldita mas necessária ressaca.

Um beijinho cheiinho de carinho para ti e Força!!!

Bom fim de semana.

Dani

Graça Lopes disse...

Que lindo! Tanta força, tanto amor ao próximo.... até parece que estamos na Catedral do Salvador!
Que toda esta força te ajude a superar os momentos mais difíceis.
Um grande beijinho cheio de energia positiva para te ajudar nesta luta da qual sairás vencedora!
Graça

Lina Querubim disse...

Beijinhos força nessa recuperação e bom fim de semana!!!

Lisa disse...

Beijinhos carregados de carinho, para ti, grande lutadora.

Fiquei muito feliz de te ler no meu cantinho, especialmente por sentir que te estás a aguentar e que estas a melhorar da "ressaca", tal como a minha mana diz.

Que o teu fim de semana seja cheio de luz e cor.

Beijinhos pa ti e para o teu Puma.

FORÇA!!!!

Lisa

Anabou disse...

aqui vai mais uma foto :))))

http://www.flickr.com/photos/anabou72/2931545719/

Beijocas !!!!

Sol no Coração disse...

Liliana,
aproveito para agradecer a tua visita...e deixar muita força e rápidas melhoras!(Juntos somos mais fortes.)Um beijinho cheio de luz.Fé ,coragem... e temos de acreditar.

Cristina J. disse...

Olá Liliana, eu sou a Cristina Jordão, prima da Anabela.
Sei que ela já te falou de mim, e aqui chegada verifico que outras mulheres lutadoras, e minhas amigas já te visitaram...
Como isto é um processo em cadeia, cá estou eu!

Tenho um conhecimento vago sobre o teu problema, e estou sensibilizada, mas de nós podes esperar apoio, muita doideira e um ombro sempre pronto a receber os teus desabafos, medos e dúvidas.

Também sou uma SGlamorosa, como a Mimas e a Isalenca,(poupada por esse bicho terrivel),e amiga do coração de algumas que aqui comentaram. Quando quizeres passa pelo SGlamorosas, e nos outros blogues (inclusivé no meu), mas por favor não te assustes: de entre estados calados, comentários irónicos, personagens incógnitos que não conseguimos enxotar de forma alguma, calúnias (fingidas!), ofensas (idém),lágrimas, amizade, amizade... e amizade é tudo muito a sério e muito a "brincar". E tudo isto para voa animar e apoiar.

A ti, desejo que melhores e encontres algum profissional que te dê a conhecer claramente o teu processo de tratamentos e tudo o que isso implica.

Até já

Anónimo disse...

Hoje conheci este cantinho e li-o todo.
Grande força de vida que tem.
Que continue assim, sempre cheia dessa força e mto pensamento positivo.
Beijinhos para si e para o seu pluma

xana

Lina Querubim disse...

Olá Liliana, espero que estejas melhor são complicados os tratamentos da quimio mas vai passar como passou connosco continua com fé e muita força porque é preciso nesta altura da nossa vida!
Beijinhos e coragem!!!!

Nela disse...

Liliana,

Gostei muito deste teu post. Vim ter aqui através do SuperGlamorosas e numa conversa com a Cristina Jordão, prima da Anabela.
Vou ler o resto do blog, mas já reconheci aquelas salas da fisioterapia onde também andei com a Patrícia, uma querida.
O meu blog é o "É só mais um bocadinho!" e esse é também o meu recado para ti.
Se me permitires, usarei este teu texto no site da minha Associação de Apoio a Doentes Oncológicos - Projecto Luz - www.projectoluz.com
como exemplo do que sente um doente nos meandros das instituições de saúde 8de doença...). Está muito bom, assertivo, emotivo, reivindicativo, gritado pelo coração e sem ser acusatório. Posso usar?
Beijinhos

Liliana disse...

Nunca vou conseguir agradecer todas as palavras de fé e esperança que me transmitiram nestes dias...é uma benção que vou fazer por merecer.
O Próximo post é dedicado a todos vocês, com muito amor e gratidão.
BJS

Liliana disse...

P.S. Para a Nela toda a permissão...

Anónimo disse...

Viva!

Vim aqui parar através do blog da Gigi, para ser sincera vi que tinhamos o mesmo nome e deu-me curiosidade em vir espreitar...
Li...
Digeri...
Mas identifiquei-me mais com este post, comovi-me, e depois de limpar uma lágrima, e pensar que somos tantas, conclui que não podias descrever melhor aquilo que também eu por vezes sinto quando vou a consultas e estou ávida de informação e não tenho o feedback esperado, ficam-se pelas meias palavras e parece que se fala tudo a medo... Também eu estou com a vida interrompida, e penso em tudo aquilo que dizes, mas olhar para trás não resolve, de certeza que como eu agora, dás valor e importância a outras coisas que te eram menos evidentes antes, como estar em familia! Falo por mim. :)
E claro, primeiro curarmo-nos e depois tudo o resto virá... Como dizes és jovem, somos jovens, filhos, adoptam-se, cursos, acabam-se, trabalhos, arranjam-se... Sei que escrever é fácil e que o tempo demora a passar, mas fé e ESPERANÇA nunca devem deixar de pairar na nossa mente!
E com isto concluo a minha mensagem de força e ESPERANÇA,
Jis
Liliana
(http://libastos2.blogspot.com)