17 de março de 2009

Quando o silêncio fala...



Queridos e adorados Seres de Luz


As sessões de rádio lá continuam, entro e saio e mal falam comigo. Sinto-me um pedaço de carne... mas não obstante dou muita luta mental ao bicho. Leva cada tareia!!!


A minha pele apresenta um vermilhão muito carregado e alguns pontos vermelhos que não existiam antes, naquele local (tipo queimadura solar), ao tacto já não é lisa, está tipo casca de laranja.


Dói. Mais uma vez , ontem, reportei a dor, mas como de todas as outras vezes foi desvalorizada. "O tempo também aqueceu, agora sente mais..." ; "Pois já são 16 sessões..." - disseram.

O que devo fazer? - perguntei - "Continuar a passar creme" - foi a resposta e o silêncio voltou.


Dormi pouco, a noite que passou. Acordei várias vezes, passei muito creme, gastei uma embalagem, mas a dor não passou. De madrugada tive bastantes arrepios e pela manhã chorei de dor.


Dentro de meia hora, lá vou outra vez... seja o que Deus quizer...


Beijos e orações.

35 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá Prima, sem medo sente-se menos a dor !
Toca a matar o bicho !!

Um beijo dos Costas

Ana Paula Rosa disse...

Liliana, o que posso dizer a não ser coragem, coragem, melhores dias virão...Havemos de vencer!!

Eu acabei de chegar do meu 4º dia de tratamento de radio, por isso ainda não sinto dor, estou só muito cansada porque vou todos os dias de Leiria para Coimbra.

Espero que o dia e a noite de hoje seja melhor que ontem

Beijinhos
Ana Paula

Nela disse...

Lily, isso que dizes é mesmo assim. Ao fim do 16º tratamento, é natural que a pele esteja com ar de escaldão e dor de escaldão. Deves pôr imenso creme e andar com roupas largas e de algodão. Em casa, até podes andar sem roupa para arrefecer e arejar.
Bebe muita água. Toma banho com água morninha, quase fria. Põe uma toalhinha dentro de um saco no congelador. Deixa ficar durante 5 ou 10 minutos. Depois, põe a toalha em cima da zona queimada. Fresquinha. Vai saber-te bem.
Jinhos

mari-lou disse...

OLÁ LINDA TEM CALMA E SEGUE OS CONCELHOS DA NELA O PIOR JÁ PASSOU! DEVES ESTAR QUASE A ACABAR OS TRATAMENTOS E DEPOIS VAIS VER TUDO PASSA
QUANTO À FRIEZA NÃO LIGUES É MESMO ASSIM É O TRABALHO DELAS, JÁ SE ABITUARAM, TU É QUE PRECISAS MIMINHO, MAS DESSE LADO NÉPIAS!VINGA-TE E NÃO LHES LIGUES.

BEIJINHOS E AS MELHORAS RÁPIDAS.

Unknown disse...

Olá Liliana
Sei que nâo é facil mas amiga com a sua coragem e força vamos dar cabo da bixarada .
Força Liliana nada de baixar os braços a guerra é dificil mas no final a vitória é bem mais deliciosa .
ABEIJOS
jorge

Anónimo disse...

Liliana

Não é fácil o momento por que está a passar. Quando falamos de dor é algo que a maioria dos assistente e técnicos de saúde desvalorizam o que não me parece correcto. Cada caso é um caso, não será qualquer uma das que já passou situações idênticas que poderão avaliar in locu as alterações que refere.
Para isso deverão ser os médicos que a devem seguir, pois qualquer nossa opinião que seria dada com a melhor das intenções não ser a mais correcta.
Minha querida porque não fala com a sua médica para ser assitida na consulta da dor já que nemhum dos outros assistentes lhe dão a importância que merece. É digno que todos tenhamos uma qualidade de vida.


Beijinho

Sofa

Graça Lopes disse...

Beijinhos, miminhos e orações. é tudo o que consigo dar-te. Força, é só mais um bocadinho....

Zezinha disse...

Liliana.. nem sei k te dizer.. mas acho k deves consultar um medico de lá.. pelo menos para aliviar a dor..Bjo minha kida e tá quase..

Lina Querubim disse...

Lily Miga
ao fim de umas quantas sessões a pele pode queimar a minha queimou e bastante ao ponto de eu ter terminado a radio no fim de outubro e quando fiz a mamografia á pouco tempo ainda tenho a maminha queimada mas por dentro :( continuo a meter Biafine ao fim deste tempo todo imagina...mete creme assim que terminares a radio qdo te estás a vestir alivia muito.
Beijokinhas e força temos que passar por momentos Grrrrr para ficarmos boas :)))) Coragem!!!

Anónimo disse...

Lilly:

Está mensagem é para te alegrar e te dar forças
para enfrentares esta fase,
que está sendo tão difícil de encarar.

Faz dos teus pensamentos a força de que estás precisando.

Esquece as coisas ruins e limpa a mente cultivando
somente bons pensamentos.

Acredita no sucesso total, não imagines obstáculos
na tua mente.

Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar.

Tem fé, optimismo e acção.

A tua vida só tu a vives.

Portanto gosta mais, acredita mais,
e sê mais feliz.

Procura plantar sementes de amor e optimismo na tua vida e colherás sempre maravilhosos frutos.

Eu acredito em ti.

Beijos grandes e coragem, linda.

Quem Não Tem Cão disse...

Beijo silencioso e amigo!

Carecaloira disse...

Nunca te esqueças que falta pouco e que quando acabares a radio tudo estará terminado e tu estarás livre do bicho.
Agradece por isso todos os dias...

Beijo grande
Marina

To e Li disse...

É nestas alturas que me sinto sem palavras... que dizer? Já todas aqui te deram conselhos sábios pois a maioria já passou pelo mesmo.
Por isso continua a enxotar esse malandro para fora do teu corpo, não é fácil mas vais conseguir.
Beijinhos
Linda

May Alek disse...

Hoje já não tenho palavras, Lily.
Deixo um beijo carinhoso e um pensamento positivo.

Alda disse...

Querida lily,
Insiste com os médicos! Não à palavras para descrever essa indeferença em relação aos doentes...
Estou contigo no coração!
Um grande beijinho solidário, cheio de Luz.

Mimas disse...

Um beijo grande e solidário, Liliana.

Cristina J. disse...

Um bjinho muito grande para ti Lily.

E um mundo de força e mimos, em silêncio, como pretendes.

Anónimo disse...

Linda Fénix, isso não está facil, mas olha faz parte do caminho para a cura, nada de baixar os braços.
Beijos Doces Linda, falta me palavras, a ser talvez aquilo que já sabes...
Nós estamos por cá.
Beijos Liliana
Vanda

Anónimo disse...

Olá Liliana

Coragem!! Força!!
Hoje será melhor que ontem e pior que amanhã.
Cada dia é uma batalha ganha, por isso,sorriso nos labios e força muita força.
Para os miminhos cá estamos nós para dar..... E aqui vão os meus: beijos,beijinhos,beijocas,carinhos e ternuras.
Que Deus a ajuda sempre a enfrentar estes dias dificeis.
Tenha um bom dia, mais calmo, sereno, confortavel e cheio de esperança.

Beijinhos

Rita Doroteia

Anónimo disse...

UM beijinho linda e muita força.

Anónimo disse...

Minha querida Lily, o que eu sinto neste momento é REVOLTA, eu não posso admitir que tratem um SER HUMANO com tanta indiferença, ainda mais quando precisa tanto de atenção, carinho, cuidados de saúde, independente de quem seja, rico, pobre, classes baixas, médias, altas, estatutos sociais, seja quem for! nesses locais tem que haver pessoas com SENSIBILIDADE HUMANA para que haja respeito por quem sofre.
Sinto vergonha do meu País, (que muito amo), mas que me deixa TRISTE e REVOLTADA, e mais ainda, quando nos tratam como NÚMEROS ou como mais um BOCADO DE CARNE.
Não posso... mas não posso mesmo, com a falta de RESPEITO PELO SER HUMANO, em todos os aspectos.
Lily, que mais te poderei dizer! espero que HOJE, SERÁ MELHOR QUE ONTEM....(tal como a minha norinha Doroteia disse).
COM TODO O CARINHO DO MUNDO, UM GRANDE, GRANDE XI-CORAÇÃO E MUITA, MUITA FORÇA.
Natty

Anónimo disse...

Olá Liliana. Eu venho aqui ao seu blogue através da Maguie que posso eu dizer para lhe aliviar a dor? acredito que pouco ou nada. Eu já passei por 33 sessões de radio mais a de internamento (12 horas)neste momento estou em fase de recuperação (IPO). Sinto a sua dor, o seu sofrimento, tudo o que sente de negativo, mas tem que continuar, não pode desistir tem que dar luta, sabe o que me dizia o meu pai e ainda diz: "só tens uma saída, arregaça as mangas e vai à luta" e é isso que eu faço todos os dias, um de cada vez. Você a Maguie eu e tantas outras Guerreiras irão vencer. Se precisar de alguma coisa que eu possa fazer é só dizer eu estou aqui. Beijos e Força

Anónimo disse...

*****
É, é isso, continuar a arregaçar as mangas e ir à luta.
Todos temos um caminho... uns de dor... e as dores são várias, do corpo da alma de saudade... de falta de tanta coisa!!!!
Mas, acreditar, acreditar, acreditar.........
Beijinhos,
laura

paula machado disse...

Olá Liliana

O que dizer!!!
Muita Força, Fé,Coragem e acima de tudo Acreditar que vai Vençer esse maldito bicho

beijinhos do tamanho do Mundo

Lina Querubim disse...

Psssssiuuuu beijoka ;)

Maguie Barreira disse...

Ola Lili

estou sempre por aqui mesmo que em silencio, pois por vezes faltam-me as palavras, perante esa tua luta a mesma que irei passar brevemente, coragem fato só mais um pouquinho.

Beijinhos linda
..

Anónimo disse...

Um beijinho Liliana e muita coragem.
Carmen.

Anónimo disse...

Há dias assim...

A parábola do copo meio cheio e meio vazio aplica-se...

Força Liliana!!!

Ana Paula Rosa disse...

Bom dia Liliana, espero que tenha passado estes dias com menos dores e que esteja mais positiva...
Tudo de bom para si e desejo-lhe um óptimo fim de semana
Beijinhos

Anónimo disse...

Passei para deixar um beijinho.
Bom fim-de-semana

VandaReis

Lina Querubim disse...

Força Lily
muita força e fé está quase lá!!!
Beijokas e bom fim de semana!!!

Anónimo disse...

Liliana, cada dia a mais de tratamento, é um dia a menos para terminar. Agarra-te a essa força, querida. Sabes, a mim a rádio custou-me muito mais do que a quimio. E logo no início, sempre a vomitar, quando alguém me dizia 'vá, num instante já acabou', eu só pensava: 'um instante nada! demora muito!'. Mas a bem ou a mal, a verdade é que lá terminei e o último dia foi de felicidade extrema. O que mais desejava era nunca mais lá voltar. Apesar da meiguice de todos os técnicos (fiz na Quadrantes), ninguém quer uma coisa destas. Por isso, Lily querida, concentra-te na data final, no dia em que vais dizer 'Adeus' a esse local onde te custa ir, mas onde estás a dar cabo desse bicho. Não sei o que possa dizer para te confortar, porque a verdade é que não é nada fácil aquilo por que estás a passar. Nada mesmo. Mas vai valer a pena. Um beijo enorme, carregado de vitaminas e miminhos.

HelenaB disse...

Ola Liliana...Está quase para terminares tudo!!!Nao tenho muito a acrescentar mais do que as nossas Amigas te aconselham...Nao fiz radio por Deus querer!!
Quanto ás queimaduras e cremes que procuras...As loçoes para as queimaduras solares,tambem resultam Liliana.Perguntei na minha farmacia e contei o problema de uma Amida,Liliana,e disseram que mts teem comprado essas loçoes ou cremes...Fica um concelho de quem nao sabe o que isso custa mas,tento ajudar nao Linda?
Agora falta pouco para terminar e,arrumares a tua Vida nas,calmas e a dares moral a noutras GUERREIRS que,infelizmente,aparecem mas há sempre aquela LUZ divina que nos proteje quando precisamos Dela..!
Força Lily falta pouquinho,coragem e muita Luz Divina para te acompanhar até ao fim da radio.Bjs

Anónimo disse...

Lamento imenso que a opinião de alguns senhores acerca dos técnicos de radioterapia do HSM seja tão negativa, pois eu, só tenho a dizer bem de quem fez de tudo para aumentar o conforto e diminuir a tristeza de alguém que conheci... Felizmente que nem tudo é mau no nosso país... Desumanidade? Não dei por ela... As melhoras para a Liliana. Força para que consiga ultrapassar este terrível momento.

Liliana disse...

Querido anónimo:
Obrigado pelo seu testemunho e pelas palavras de apoio.

Ás vezes basta um sorriso para aquecer o nosso coração ou basta um silêncio para o arrefecer.

Sei e tem consciência que não é tarefa fácil trabalhar com doentes, mas eles têm de sentir calor humano sempre.

Nós desumanizano-nos quando deixamos de ver pessoas e passamos a ver números e eu na radioterapia senti que fui um número e isso não me fez bem.

O meu testemunho pretende alertar e não criticar.

Sabe, havia lá um Sr. (auxiliar), que me fazia sorrir sempre, era simpático e delicado, brincalhão até e muitas vezes era essa a única lembrança que trazia para casa. Afligia-me perceber que quem estava a funcionar com o aparelho não me visse como pessoa, magoava-me essa atitude.

Muitas foram as vezes que tentei ir ao encontro dos tecnicos,para me sentir melhor, para lhes dizer, eu sou a Liliana!! - mas não consegui...