Também eu estou a renascer das cinzas... Após um período conturbado, em que resolvi expor a minha experiência enquanto Mulher com Cancro de Mama.
28 de dezembro de 2008
O Melhor Natal de Sempre!!!!
23 de dezembro de 2008
Sem palavras...
16 de dezembro de 2008
Mais um....

9 de dezembro de 2008
7 de dezembro de 2008
De fugida...

Sei que querem muito saber como correu o dia de sexta-feira e por isso estou aqui a estas horas.
Sei que muitos já leram o comentário resposta que fiz ontem, mas para os mais distraídos vou dizer outra vez.
Quando a radiologista começou a fazer a ecografia para analisar primeiro a situação, aconteceu uma coisa realmente extraordinária: o quisto que um mês antes apresentava um elevado conteúdo proteico encontrava-se naquele preciso momento completamente liquido.
Isto significa que não representa nenhum perigo, a esta altura. Vai continuar a ser acompanhado com regularidade, ele e os seus amiguinhos, sim, porque são mais... mas por agora é menos uma preocupação.
Por isso não houve necessidade de proceder à biopsia. Pulei de felicidade!!!! Foi sem dúvida uma grande notícia.
Para agradecer a graça e crescer espiritualmente aceitei fazer um Fim-se-semana de Louvor e Cura Interior, em Fátima, com o famoso Padre Rufus Pereira, que veio da Índia para nos trazer os ensinamentos bíblicos, nos fazer reflectir sobre o nosso lado espiritual e através da oração encontrar-mos a nossa cura interior. Ele tem um enorme carisma e muita fé. Existem até relatos de milagres que ele fez, com a força da sua oração. Está a ser muito interessante, mas no Domingo conto pormenores ( com fotos e tudo). Para já fica uma no topo - é do Padre Rufus.
Meus queridos Anjos de Luz, agora vou deitar-me, pois estou derretidíssima, mas leve, leve e em paz. Haa, já me esquecia...quando pediram para cada um dos 1000 participantes escrever uma carta à comunidade organizadora e fazer um pedido de oração global, o meu foi para todos os doentes de cancro, suas famílias e entes queridos. A força da oração vai concerteza trazer muita força e positivismo a todos os que como nós padecem.
Todos voces estão lá comigo. OBRIGADO, mil vezes obrigado, pela vosso imenso apoio.
Beijos e orações
5 de dezembro de 2008
A Biopsia...

2 de dezembro de 2008
Um Post Diferente!!!
Desta vez acho que percebi...será?
Este desafio foi a Alda que me fez, vou ver se o cumpro e passo correctamente.
O desafio consiste no seguinte:
1º Temos que mencionar as regras
2º Escrever uma lista de 8 coisas que sonhamos fazer
3º Desafiar 8 cobaias para responder ao desafio
4º Fazer um comentário no Blog que nos desafiou
5º Avisar os desafiados para que saibam que foram
nº 2 do desafio:
1-Matar o bicho e bani-lo para SEMPRE!!!;
2-Aguentar bem a quimo até ao fim;
3-Ir com coragem para a Radio;
4-Serenidade para enfrentar a Castração, caso seja mesmo necessário;
5-Conhecer-vos a todos e poder contar com a vossa amizade sempre;
6-Ajudar outros que sofrem e ser mais tolerante;
7-Continuar a crescer espiritualmente, aceitar e merecer o Dom da vida;
8-Ir ao Egipto (a minha viagem de sonho)
Ponto nº 3 do desafio: Nomear mais oito Amigas;
E as desafiadas são:
Mrs Sea - Blog: Novos Mergulhos
Lisa - Blog: Sonhos & Companhia
Linda - Blog: Linda-Carmo
Ana Lourenço - Blog: Aninha
Graça Lopes - Blog: Ginásio da Alma
Tia Albertina - Blog: Casa da Albertina
Paula Simões - Blog: Síndrome de Asperger
Cinda - Blog: Vontade de Viver
Ok. missão cumprida.
Beijos e orações a todos
30 de novembro de 2008
Só mais um bocadinho...

Já estou um pouquito melhor, de cama ainda, mas em franca recuperação.
Este tratamento foi muito atribulado. No dia em que o fui fazer, as minhas análises tinham desaparecido (24 h depois de terem sido feitas). Saber o resultado das análises é vital, sem ele não se podem ministrar os quimicos. Temos de ter a certeza que os valores estão bem, se não o tratamento tem de ser adiado. Mas existir um desaparecimento de análises é coisa rara, raríssima, aliás!!! Explicação: o Hospital de Santa Maria está a implementar um novo sistema de recolha de sangue para análise.
Em vez de ser com a tradicional agulha e seringa, agora é com a agulha enroscada directamente no tubo de ensaio. Mais seguro, é certo, uma vez que evita a possível contaminação de amostras, mas cada vez que muda o tubo, desenrosca-se a agulha (que fica espetada no braço) e volta-se a enroscar novo tubo. Agora imaginem a quantidade de enrosca e desenrosca!!!!
É muito mais doloroso. O meu bracito ficou dormente e claro a nódoa negra da praxe na veia!!! Com o novo sistema vem também um novo modo de processamento das amostras. Nesta novidade toda, as minhas análises ficaram em parte incerta.
Depois de algum tempo de espera, encontrou-se uma solução - tirar sangue outra vez. E lá veio mais uma picadela!!! Três horas depois, nova picadela, desta vez para fazer o tratamento.
A indução da quimio demora cerca de duas horas, mas desta vez até passou depressa, pois encontrei lá uma companheira dos tempos da cirurgia. Ainda me ri um bom bocado, quando ela disse : " Estás mais gordinha, foi de comeres a comidinha toda enquanto estiveste internada, não foi?" - hehehehe - é verdade, comi sempre tudo (ás vezes ainda me pergunto como, mas a verdade é que comi). Toda a gente ficava admirada, e eu dizia: "Vou comer tudo, sempre, porque assim recupero mais depressa e vou-me embora para casa rapidamente". Só posso dizer que resultou. No segundo dia de internamento já houve ordem para me serem retirados os soros. As análises já indicavam níveis razoáveis e oito dias depois estava com alta.
É curioso, sabem, todas as doentes, auxiliares, administrativos (as), enfermeiros (as), sempre me acarinharam no internamento. Diziam que eu era uma valente e que o meu esforço por melhorar e estar sempre bem disposta, a rir e a brincar, era um exemplo positivo para as outras doentes. Eu acho que era a vontade de viver , que se renova em cada tratamento, mesmo quando são mauzinhos, como este.
O meu nariz, desde o primeiro dia que está sempre a sangrar, o que que faz com que esteja mais débil e desta vez para além das dores ósseas e musculares tive vómitos e uma diarreia que teima em ficar. Mas nada de alarmes, está a ser controlada para que a febre não se faça sentir.
Haja comprimidos, que a malta aguenta!!!
Também tem ajudado muito as vossas mensagens. Todos os dias reúno forças para ligar o computador, nem que seja por breves minutos para as ver. São maravilhosas, vocês são fantásticos, volto sempre para a caminha muito mais forte.
Lá para segunda- feira já estou como nova. Um bom fim-de-semana para todos vós, queridos seres de luz. Obrigado por lutarem comigo.
Beijos e orações
21 de novembro de 2008
Notícias fresquinhas !!!!

18 de novembro de 2008
Partilha
Queridos amigos;
Com o vosso apoio, a ajuda dos médicos, fé em Deus, confiança nos químicos e com boa alimentação, eles não vão ter hipótese!!!!
Beijos e orações.
30 de outubro de 2008
Careca , de novo...

Aqueles abraços e mimos de sempre aos meus Pais, Mano, Madre e Manos do Puma.
15 de outubro de 2008
Anjos da Guarda

Lamurias á parte, dedico-vos a imagem que está no topo (anjos da guarda), a todos vós, que durante estes dias nunca me deixaram fraquejar, e reforçaram sempre a minha força, me deram coragem, oraram por mim e me enviaram mensagens lindas de esperança.
3 de outubro de 2008
Palavras embargadas...

2 de outubro de 2008
Fisioterapia


29 de setembro de 2008
Novidades...

Olá amigos,
Um beijo especial à Branca e à Elisabete, à Luísa e ao Aimoré que têm sido uns anjos estes últimos dias, aquele monumental abraço apertado à Mãe do meu Puma (a minha psicóloga de serviço, amiga, e força motivadora) , e um agradecimento enorme, enorme a todos vós.
A ti, meu Puma... devo-te desde a vontade de viver ao sorriso, pois todo o teu amor e devoção são o pilar que me ergue todos os dias. AMO-TE!!! Um titânico Beijo e já sabes...até à eternidade...
Bem Hajam AMIGOS
20 de setembro de 2008
No meu caso...

Sentamo-nos os dois e falámos sobre isso. Mutuamente chegamos á conclusão que o mais importante seria a minha vida e não um pedaço de carne. Não se tratava de uma mão, nem um pé, fazia falta pois era a minha entidade como mulher que iria ser afectada, mas tudo vale para salvar a vida, TUDO!!!
19 de setembro de 2008
O Parceiro
17 de setembro de 2008
Bom !!!!
Lily
16 de setembro de 2008
Chocante ?!
12 de setembro de 2008
Uma Visita
9 de setembro de 2008
Memórias do Hospital
E... Ti Emilia, assim que estiver melhor já sabe, tem de vir cá a Santarém provar da boa pinga e do bom repasto.
Teresa, espero k isso esteja melhor, aguardo noticias e um contacto.
Paula, em breve irei aí ter...
Ana Isabel, é só dizer a data e estarei aqui à vossa espera!!!
Laila, coragem e as melhoras!!!!!
8 de setembro de 2008
6 de setembro de 2008
Já estou em casa!!!
Para as minhas companheiras que ficam ainda, um grande beijo e rápidas melhoras!!!
Para o pessoal fixe da enfermaria e auxiliar, um grande beijo e um grande obrigado!!!
Um obrigado muito grande para o Dr. Rui Esteves!
Beijos e abraços para todos!!!
Em breve irei visitar-vos.
3 de setembro de 2008
Hoje o dia não correu tão bem...

O dia de hoje está a correr mais pro menos....
Esta equipa tem sido impecável, e bastante profissionais, têm-me mantido animada e com carinho.
Mas ontem de noite, provou-se que basta "uma" mau elemento, para estragar o trabalho de uma equipa, essa senhora sabe quem é, e devia de ponderar bem a sua atitude, pois com atitudes dessas é que os bons profissionais vêm o seu trabalho denegrido e julgado pelo geral, quando é apenas uma em 12 ou 20...
A profissão de enfermeira, é uma profissão maravilhosa e muito digna, requerendo muita dedicação aos doentes, e muita paciência, enfim ser muito humana.
Tenho sentido o bom trabalho de uma equipa muito humana e muito profissional, aos quais agradeço do fundo do meu coração, pois ocupam o seu lugar cá dentro!
Quanto à outra Senhora que esteve de serviço esta noite e madrugada, deixo-lhe o concelho de se humanizar mais, e ouvir os doentes, não os forçando a fazer coisas desnecessárias, contra a sua vontade, e ainda dizendo atrocidades. Sei que é muito sabida e competente na sua profissão, mas também existe uma exigência nesta profissão, Ser Humana.
Tener una vida feliz!
Concluindo, nestas situações, existe uma chefe que deve de ser alertada para estas atitudes, mesmo que não seja por escrito, e dar a oportunidade de resolverem as situações internamente, mas deve-se sempre reclamar com quem de direito, o falar em surdina e apenas fazer destes incidentes um mero motivo de conversa não resolvem, nem melhoram o serviço, apenas contribuindo para a continuidade impune destes incidentes, e a degradação e difamação destes serviços. Deve-se assim reclamar, por modo a se poder corrigir e melhorar estas pequenas falhas, sim são pequenas, e por vezes destroem o trabalho de uma equipa inteira.
Um grande obrigado a todos!
30 de agosto de 2008
Já fui Operada!!

Correu muito bem, melhor do que se esperava!
Foi ontem de manhã, FUI A 1ª DO DIA!
Achei que estava a sonhar com o meu PUMA e a minha família, mas segundo me contaram foi mesmo assim!
As drogas são fixes!
Mas amigos e amigas, esta equipa é mesmo muito boa!!!
Um MUITO OBRIGADA a:
- Dr. Rui Esteves (um cirurgião de 1ª);
- À equipa de enfermagem (muito queridos e profissionais);
- À equipa de auxiliares (sempre muito Queridas e atenciosas);
- À equipa de cirurgia do Dr. Rui Esteves, São uns heróis!
BEIJOS,
LILY
25 de agosto de 2008
Esta longa espera...
Ás vezes penso quão macabro é desejar uma mutilação, uma mutilação para a remoção de algo que me anuncia a morte.
Mas esta doença é assim mesmo, caríssimos, perde-se a vaidade com o cair do cabelo, com a debilidade da pele, amputam-se bocados como as mamas, vai-se a força física, a moral muitas vezes, resta-nos a esperança.
Tenho esperança ... a maior parte das vezes... de ser mais forte que o cancro... veremos...
16 de agosto de 2008
Mais uma etapa !!!!
Obrigado pelas palavras de carinho e apreço.
É bom saber-vos desse lado. É mesmo muito bom!
Este último ciclo de quimioterapia foi bera, mas agora é hora de passarmos para a segunda etapa desta guerra sem trincheiras.
A mastectomia está quase, para a semana já sei quando serei internada e submetida à cirurgia.
Vai-se a mama, mas a vontade de vencer o cancro não!
A vossa força é muitas vezes o suporte dos meus dias e isso faz com que agradeça a Deus a família que tenho, os verdadeiros amigos, os médicos que me acompanham, todos em redor que me têm acompanhado e muito em especial ao meu Puma lindo, Mummy, Pappy, Madre que todos os dias sem excepção me mostram como vale a pena lutar.
Beijos a todos. Aguardo noticias vossas. Até breve.
Lily
2 de agosto de 2008
Bem Vindos !!!!!
Olá a todos
Hoje resolvi aceder ao pedido de várias vozes amigas e criar um blog, onde todos pudessem para além de dar o seu contributo saber noticias minhas.
Sei que por vezes querem telefonar e o telefone está off, tentem entender, há momentos em que a dor e o sofrimento me fazem querer estar só com os mais íntimos.
Sei que querem visitar-me, mas o risco de apanhar uma infecção é tão grande que as visitas estão restritas à família mais próxima.
Agradeço todos os telefonemas, postais, sms, e-mails, e a preocupação com os que me são mais próximos. Vou adorar saber de vocês.
Estou a aguardar a vossa visita a este nosso blog. Bem hajam.
Beijinhos.